Fala, galera!
Mais um tópico relacionado a impressão 3d e dessa vez iremos nos aprofundar um pouco mais. No tópico passado, dei uma pequena introdução ao mundo da impressão 3d. Neste, vou trazer um pouco da melhor ferramenta que os makers ( profissionais da área da impressão 3d) utilizam pra idealizar seus projetos: ZBrush.
O que é o ZBrush?
Criado pela Pixologic, o ZBrush é referenciado muitas vezes como o Photoshop da modelagem 3D, por seu foco na criação livre para que artistas digitais desenvolvam seu estilo único.
Você já deve ter visto como funcionam os programas tradicionais de modelagem e animação. Neles, você cria e une polígonos básicos e modela adicionando detalhes progressivamente. É principalmente uma tarefa de manipular arestas, vértices e faces.
Já o ZBrush tem uma abordagem bem diferente, mais humana e próxima da modelagem tradicional de bonecos de argila (você já deve ter visto em filmes de stop motion). Ao abrir o programa, ele oferece de cara uma esfera base e uma quantidade de pincéis para escupi-la da forma que você quiser.
Ao usar uma mesa digitalizadora, a sensação é como desenhar em três dimensões. Em alguns instantes, você pega o jeito da coisa e naturalmente começa a desenvolver seus primeiros projetos.
É por essa característica que o software se tornou essencial na produção de filmes e jogos digitais. O ZBrush dá liberdade artística ao mesmo tempo em que torna o trabalho mais rápido e produtivo.
Pixels X Pixol
Se você entende um pouco de tecnologia, já deve ter uma ideia do que é um pixel: ele é o menor ponto de uma imagem digital. Cada imagem é formada por um conjunto de milhares (ou, às vezes, milhões) de pixels.
Cada pixel é formado com base na informação de três ou quatro cores, dependendo do sistema utilizado (RGB ou CMYK). Mas no Zbrush é diferente: o software lida com uma outra classe de pixels, os pixols.
Esse é um tipo de informação que contém dados de profundidade, além das cores. Um pixol mantêm a informação dos eixos X e Z, ou seja: o que temos no Zbrush não é nada menos do que pixels em 3D! Então, você pode imaginar a monstruosa qualidade de imagens que este sistema é capaz de oferecer.
Utilizar do pixol é a melhor forma de idealizar e executar um projeto com uma qualidade extrema!
Usando o ZBrush em games e animações
Com o ZBrush você também pode realizar projetos de animações e games, em cinema ou trabalhar em empresas do ramo. O próprio software conta com ferramentas de rigging, o esqueleto de um modelo 3D para criar movimentos naturais e automáticos.
Mesmo que a empresa trabalhe com outros softwares, você pode exportar seus modelos sem perda de qualidade. O importante é que personagens criados com carisma e personalidade serão valorizados em qualquer mercado, e o ZBrush é a melhor plataforma para capturar estes detalhes do olhar de um artista.
Veja neste timelapse fantástico de Adam Fisher, um designer que utiliza do ZBrush para modelar esculturas, como a qualidade nos projetos podem ser levadas a um nível superior aos outros softwares de modelagem:
Fontes utilizadas: YouTube
Adam Fisher
TecMundo