O jeito mais fácil é observando o desempenho. Se a tela de login do Windows 10 leva em torno de dez segundos para aparecer após o notebook ser ligado, certamente a unidade de armazenamento existente ali é um SSD, afinal, dispositivos do tipo são muito mais rápidos que os discos rígidos (HDs) na leitura e gravação de dados (e, portanto, no carregamento do sistema operacional).
Mas, para ter certeza, existe um pequeno truque. Abra o Explorador de Arquivos no Menu Iniciar ou Barra de Tarefas do Windows 10 e, na coluna da direita, procure pela unidade de armazenamento. Se o seu computador só possui uma unidade, ela é identificada como Disco Local (C:).
Agora, clique com o botão direito do mouse sobre ela, escolha a opção Propriedades e vá à aba Ferramentas. Ali, clique no botão Otimizar em Otimizar e desfragmentar unidade.
A janela que surgir mostrará as unidades de armazenamento de dados existentes em seu computador. A coluna Tipo de mídia indica em qual categoria se enquadra cada dispositivo:
• SSDs são identificados como Unidade de estado sólido;
• HDs são identificados como Unidade de disco rígido.
Fácil, não? Note que você não precisa seguir com o procedimento de otimização. Só chegamos a esse recurso porque ele indica claramente se a unidade de armazenamento corresponde a um SSD ou a um HD.
Se você quiser descobrir exatamente qual o modelo do SSD ou HD que equipa o seu laptop, basta repetir o procedimento, mas, em vez de abrir a aba Ferramentas, clique na guia Hardware. O nome do dispositivo aparecerá ali.