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  • INSS implementa inteligência artificial para combater irregularidades e otimizar trâmites processuais

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    Explorando a onda da inteligência artificial, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) vai começar a utilizar essa tecnologia a partir desta segunda-feira (15). O objetivo é reforçar a luta contra fraudes e reduzir a fila de espera através do uso da IA.

    Além da consulta médica presencial, o auxílio-doença (atualmente chamado de benefício por incapacidade temporária) também pode ser solicitado através do envio de atestados. No entanto, a grande questão é que essa modalidade remota também abre espaço para fraudes e documentos falsos.

    Por isso, a nova ferramenta desenvolvida pelo INSS, que se baseia em inteligência artificial, vai utilizar ao máximo a tecnologia para examinar e analisar todos os atestados enviados pelo Atestmed.

    Através da comparação de bancos de dados do robô criado pela Dataprev, será possível analisar informações como o hospital ou estado de emissão do atestado, além do nome, assinatura, CRM e até mesmo a forma como o médico escreve para evitar a entrada de documentos falsos no sistema.

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    Imagem: rafastockbr/Shutterstock

    O novo sistema do INSS também tem o intuito de agilizar os processos

    Além de reforçar o combate contra as fraudes, a ideia por trás do sistema é acelerar os processos e reduzir o tempo de espera para a concessão de benefícios.

    A pergunta que permanece é se todas essas inovações implementadas serão suficientes para diminuir os cerca de 736.000 documentos falsos que foram enviados em 2023.

    Via: g1 e Agência Brasil


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