A apresentação do PS5 Pro, conduzida pelo arquiteto Mark Cerny, destacou uma nova tecnologia que se apresenta como um elemento-chave na nova geração: a PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). Além disso, uma série de jogos exclusivos foram exibidos, evidenciando as melhorias proporcionadas por essa funcionalidade.
Uma equipe de especialistas do Digital Foundry se reuniu para analisar imagens de alta qualidade, agora livres das técnicas de compressão do YouTube. Com isso, eles puderam realizar uma observação mais precisa e avaliar a real efetividade desse recurso.
A seguir, estão algumas conclusões referentes ao suporte do PSSR nos jogos do PS5 Pro:
- The Last of Us Part 2: utiliza o PSSR para transformar uma resolução nativa de 1440p em uma apresentação equivalente ao 4K, mantendo os elementos de pós-processamento em 4K nativo.
- Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão: apresenta uma resolução interna variando entre 1440p e 1800p, com uma saída final em 4K graças ao PSSR.
- Alan Wake 2: oferece modos de 30 FPS e 60 FPS, com resoluções internas de 1260p e 864p, respectivamente, utilizando o PSSR para aprimorar a qualidade visual.
- Gran Turismo 7: implementa reflexos ray tracing em 1080p, com uma resolução interna de 1188p e upscaling PSSR para 4K.
O PSSR se destaca pela sua capacidade de reduzir artefatos visuais comuns em outras tecnologias de upscaling, como o FSR 2 da AMD. Essa tecnologia apresenta menos problemas de movimento e oferece uma qualidade de imagem superior, mesmo em resoluções internas mais baixas.
Isso permite que os desenvolvedores concentrem mais recursos na qualidade visual como um todo, em vez de simplesmente aumentar a resolução. Assim, isso reforça um ponto recentemente abordado pela Remedy, que mencionou as “surpresas” prometidas para o Alan Wake 2 no PS5 Pro.
Essa funcionalidade do PS5 Pro será decisiva para o futuro das tecnologias em jogos
Embora o PSSR ainda esteja em estágios iniciais, ele já demonstra um potencial significativo. Essa tecnologia pode servir como um campo de testes para futuras inovações, possivelmente influenciando o desenvolvimento, especialmente do PlayStation 6.
A flexibilidade do upscaling baseado em aprendizado de máquina permite que os estúdios escolham entre uma apresentação mais detalhada em 1080p ou uma alternativa de maior resolução em 1440p, sempre priorizando a qualidade visual final.
Dessa forma, a introdução do PSSR no PS5 Pro marca uma mudança de paradigma na indústria de jogos, com foco na qualidade dos pixels em vez da quantidade. Sendo a peça central dessa nova geração da Sony, o PSSR se apresenta como um fator decisivo para o sucesso e a aprovação do console.
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