Os consoles antigos da Nintendo – mais especificamente, o Wii U e o 3DS – estão tendo sua conectividade online completamente desligada pela fabricante japonesa. Essa medida já tinha sido anunciada pela empresa em outubro, porém na época ela afirmou que o fim dos recursos online dos dois consoles só aconteceria em março de 2024.
A informação foi notada por veículos especializados em Nintendo como o Nintendo Life e o site “Pretendo” – uma rede que prometia eventualmente restabelecer a conectividade dos dois aparelhos. O administrador desse último, Jonathan Barrow, declarou que o desligamento antecipado faz parte de uma medida gradual implementada pela empresa.
É importante ressaltar que a Nintendo nunca mencionou que o desligamento aconteceria “em abril”. Na época, eles afirmaram que o referido mês seria a data final dos procedimentos de fim de suporte e, no próprio comunicado de outubro, eles também admitiram que os consoles poderiam ficar offline “antes do informado”.
No entanto, alguns canais e muitos usuários nas redes sociais reclamaram da medida, principalmente pelo fato de não ter havido nenhum aviso prévio.
Dos dois consoles mencionados, o Wii U foi considerado um “fracasso”, pois teve um número de vendas inferior ao seu antecessor (Nintendo Wii) e ao seu sucessor (o popular Switch) – isso se deveu em grande parte a dois fatores principais: uma linha de jogos próprios, como Super Mario, Zelda ou Donkey Kong, de qualidade inferior, e pouco apoio de desenvolvedoras terceiras, que lançavam jogos com pouca compatibilidade com o console.
Porém, o Wii U foi o primeiro console da Nintendo a suportar gráficos em alta definição e a introduzir o conceito de controle com tela sensível ao toque, além de melhorar a experiência online em comparação com o Wii – todas essas características foram incorporadas com sucesso no Nintendo Switch.
Por outro lado, o Nintendo 3DS se provou um dos consoles mais populares da empresa japonesa – não apenas entre os portáteis, mas de forma geral: segundo o relatório financeiro de 2022 da própria Nintendo, o 3DS alcançou a marca de 75,94 milhões de unidades vendidas globalmente naquele ano.
O fim do apoio online para os dois consoles segue o corte de acesso à eShop, a loja online da Nintendo. A empresa ainda não comentou as informações divulgadas.
Nossa paixão sem fim pela Nintendo nos mantém em constante encantamento e dedicação, levando aos nossos leitores a melhor cobertura e curiosidades sobre o incrível universo dos jogos da marca.
Imagens e vídeos de terceiros
Comentários Recomendados
Não há comentários para mostrar.