Uma nova versão problemática do jogo Resident Evil Revelations foi revertida pela editora japonesa Capcom, de acordo com um comunicado distribuído pela empresa após inúmeras reclamações dos jogadores na plataforma Steam.
Isso ocorreu porque a atualização instalou um software de gestão de direitos autorais (DRM) chamado “Enigma Software”, o qual causou diversos problemas na versão do jogo para PC, incluindo queda na taxa de quadros por segundo (fps) e incapacidade de uso de mods instalados pelos jogadores.
“Devido a um problema identificado na mais recente atualização [para Resident Evil Revelations], decidimos reverter o processo de atualização. Pedimos desculpas pela inconveniência causada e, assim que o problema for resolvido, relançaremos a atualização. Agradecemos a sua paciência e colaboração.” – Capcom, via Steam
A atualização foi lançada na semana passada, porém, desde então, muitos jogadores do jogo lançado originalmente em janeiro de 2012 relataram os problemas mencionados anteriormente, além de outros relacionados ao início e ao progresso das cenas. Um usuário em particular reclamou que o jogo passou a rodar “como um vídeo do YouTube carregando com internet discada” – um problema geralmente causado pelo processamento dos quadros.
Como resultado, Resident Evil Revelations tem sofrido com o que é conhecido na indústria como review bombing nas últimas semanas, ou seja, quando os jogadores deixam comentários opinativos sobre um jogo em determinadas plataformas – a Steam permite que usuários cadastrados façam isso.
A Capcom vem adotando uma postura problemática em relação à implementação de softwares de DRM em seus jogos: além de Resident Evil Revelations, outros jogos que utilizam o Enigma Protector incluem Mega Man Battle Network Legacy Collection e a versão remasterizada de Ghost Trick: Phantom Detective. Antes disso, a empresa já havia irritado os fãs ao utilizar o software conhecido como “Denuvo” – um nome que provoca a indignação dos jogadores.
No ano passado, a Capcom chegou a comparar o uso de mods em seus jogos com trapaças e adotou medidas para impedir a instalação deles. Obviamente, essa generalização não agradou a comunidade: há diferença entre o uso de softwares de trapaças em jogos competitivos (como programas para ajustar a mira em Call of Duty) e a instalação de softwares editados que apenas afetam a jogabilidade de um jogo (como tornar o Dragonborn invencível em Skyrim).
E isso sem mencionar a opinião da empresa de que os jogos deveriam ser mais caros…
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