O lançamento muito aguardado de Baldur’s Gate 3 no Xbox Series S/X apresentou um problema: devido a um erro ainda desconhecido, o console da Microsoft está deletando os arquivos de salvamento de progresso (também conhecidos como “saves”) dos jogadores, obrigando muitas pessoas a reiniciar os jogos do zero sem motivo aparente.
De acordo com a Larian Studios, empresa responsável pelo desenvolvimento e publicação do jogo, a própria Microsoft está investigando o caso e seus engenheiros estão trabalhando para identificar a origem do problema e consertá-lo, mesmo durante as festas de fim de ano.
Estamos trabalhando nisso. É um problema relacionado ao firmware, o que significa que os engenheiros da Microsoft ainda estão resolvendo. Como é época de festas, muitas pessoas estão de folga, mas ainda estamos investigando ativamente. Estamos levando isso muito a sério.
– Very AFK (@Cromwelp) 27 de dezembro de 2023
A informação foi divulgada pelo diretor de publicação do estúdio, Michael Douse, em seu perfil pessoal no Twitter, em resposta a um fã que perguntou sobre a situação:
“O problema está sendo resolvido. É relacionado ao firmware do console, o que significa que os engenheiros da Microsoft ainda estão investigando. Como é fim de ano, alguns membros da equipe estão de folga, mas estamos trabalhando ativamente nisso. Estamos levando isso muito a sério.” – Michael Douse
Um bug relacionado ao firmware indica que ele não pode ser simplesmente corrigido com uma atualização do jogo, mas sim que é um problema na parte de execução do software do console em si. Por isso, a Microsoft está mais diretamente envolvida na solução.
Em outros tuítes, Douse explicou que o erro já tinha sido considerado resolvido em uma ou duas ocasiões anteriores, porque os técnicos da Larian Studios não conseguiram reproduzi-lo em um ambiente controlado. Tentar forçar o erro a acontecer é um método comum para os engenheiros de software e desenvolvedores identificarem a origem do problema e lançarem atualizações mais precisas.
Baldur’s Gate 3 foi uma das maiores surpresas de 2023: lançado em outubro deste ano, o RPG tático da Larian Studios ganhou diversos prêmios, incluindo o prêmio de Melhor Jogo do Ano de 2023 no The Game Awards, onde o GGames fazia parte do corpo de jurados. O jogo competiu com outros grandes títulos, como Alan Wake 2 e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.
Em nossas retrospectivas de fim de ano, também destacamos que Baldur’s Gate 3 foi um dos jogos mais pesquisados no Google, mostrando o interesse do público pelo jogo.
Em setembro, membros do estúdio mencionaram a possibilidade de lançar expansões (DLCs) para o jogo no futuro.
GGames, o blog que respira, vive e sonha com os mundo dos games.
Imagens e vídeos de terceiros
Comentários Recomendados
Não há comentários para mostrar.