Como bem sabemos, o computador precisa de ventiladores para resfriar os componentes internos, como a CPU, placa de vídeo, pentes de memória RAM, entre outras peças que estão inseridas dentro do seu gabinete. Tais ventiladores são também conhecidos como coolers, e naturalmente, depois de certo tempo de uso, eles podem começar a apresentar problemas em seu funcionamento. Um desses problemas é o som emitido por eles.
O cooler do seu computador faz um barulho muito alto? Se você observar qualquer som anormal no PC, podemos afirmar que em quase 100% dos casos, o cooler é a causa mais provável desse ruído estranho. E mais: se esse ruído for ignorado pode se transformar em um problema sério, tanto para o processador quanto outra importante peça do seu PC, que pode infelizmente acabar sendo queimada devido ao calor excessivo.
Para problemas assim, uma ação pontual é necessária para contornar a situação, o que pode ser determinante para salvar a vida do seu computador. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com 5 maneiras eficazes de diminuir o barulho do cooler no seu computador.
5 Dicas para diminuir o barulho do cooler no seu computador
1. Limpe o cooler
A primeira medida para tornar seu computador mais silencioso é conferir o cooler. Para isso, desligue o PC e abra a tampa lateral do gabinete. Dê uma analisada nos coolers que possam haver la dentro. Alguns dos tipos de cooler incluem.
- Cooler instalado no processador
- Cooler na placa de vídeo
- Fonte de alimentação
- Cooler do gabinete (ás vezes posicionado na tampa que você tirou)
Você pode ouvir de perto o ruído e rastrear qual o cooler que está fazendo barulho. Se o ruído alto estiver vindo de um cooler do processador, ou de uma ventoinha da placa de vídeo, recomenda-se usar um aspirador de pó para limpar a poeira do cooler. Você também pode controlar o comportamento incorreto do cooler da placa gráfica, reinstalando os drivers da placa gráfica.
Se o som alto estiver vindo do lado de trás do computador, é o cooler da fonte de alimentação (SMPS) ou do cooler do gabinete. Para limpar a poeira desses ventiladores, recomenda-se um soprador.
Dica: Certifique-se que não há nada atrapalhando o movimento do ventilador. Uma peça mal encaixada ou um fio a deriva pode ser o responsável pelo barulho.
2. Aperte os parafusos do cooler
Vale lembrar que nem sempre a poeira é a causa para o cooler emitir um barulho alto. Ás vezes, isso está ligado diretamente com a integridade do ventilador. Se ele já tiver um bom tempo de uso, pode ser que ele tenha afrouxado os seus componentes de pressão, como parafusos, porcas e anéis.
Isso fica ainda mais evidente quando o barulho é feito somente nos primeiros 2 ou 3 minutos após o computador ser ligado. Isso acontece porque depois que o ventilador alcança a velocidade máxima, seu movimento de rotação fica mais estável e realiza menos vibrações.
Para resolver isso, tente encontrar uma maneira de desmontar o cooler. Como existem muitos modelos diferentes, não podemos lhe dar um passo a passo preciso sobre como retirar os parafusos, travas de plástico, pinos e outros anéis que pressionam o material do cooler. Um ou dois tipos de chave de fenda devem te ajudar nesta tarefa.
3. Altere o plano de energia
As configurações de energia de alto desempenho girarão a ventoinha da CPU em RPMs (rotações por minuto) mais altos (mais velocidade), que também podem soar ruidosos em um ambiente silencioso. Alterar o plano para o modo de economia de energia, pode limitar o uso desta energia dentre os componentes internos do computador e logicamente menos barulho será emitido.
Como fazer isso? Acesse o Painel de Controle > Opções de Energia.
Importante: Se no seu Painel de Controle você não encontrar as "Opções de Energia", você deve encontrá-lo dentro de "Hardware e Sons". Outra opção também é clicar em "Categoria" no topo da página e selecionar "Ícones grandes" e então, as "Opções de Energia" serão exibidas na tela.
Em seguida, selecione a opção de Economia de energia. Esta etapa certamente deixará seu computador um pouco mais silencioso do que antes.
4. Pare os processos de consumo de recursos
A maioria dos aplicativos e processos executados em segundo plano tem muitos recursos. Esses processos usam muita CPU, e aumentam a temperatura do processador, o que, por sua vez, aumentam a atividade dos coolers. Para encontrar esses processos, abra o Gerenciador de tarefas.
Como fazer isso? Pressione as teclas Windows + R (simultaneamente) no teclado para abrir a tela do comando Executar. Agora digite taskmgr e pressione o botão OK, isso irá abrir o gerenciador de tarefas na tela.
O próximo passo é encontrar aplicativos ou processos desnecessários aos quais você não está utilizando e que consumam boa parte dos recursos da CPU. Encontre esses processos, selecione-os e clique em "Finalizar tarefa" para interromper esses processos.
5. Coloque o PC em um local mais fresco e sem obstruções
Os coolers são verdadeiros guerreiros. Mas quando o ambiente, posição e atéo modo de organização não atende as devidas considções de trabalho, seu sucesso fica comprometido. Então se você já limpou o cooler, já viu que não há nenhum problema nos parafusos, ativou o plano de economia de energia, cancelou processos desnecessários e mesmo assim ele continua irritando com um barulho alto, o problema pode estar do lado de fora do computador.
Pergunte-se: meu computador está em um local que não tem nenhuma ventilação? Ele está em cima de uma mesa que não é completamente reta? Existe alguma coisa obstruindo a passagem de ar do computador? Se para alguma dessas perguntas a resposta for "Sim", é preciso realizar mudanças em seu ambiente de uso.
Comentários Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar