Ir para conteúdo
Postado

 

fursan_aqsa_release_banner_2019.png

 

Fala galera, blz!!!

 

Todos vocês aqui me conhecem pelo meu projeto do Port da UDK Engine / UE3 para PS3 e Xbox360: https://ggames.com.br/topico/6797-udk-ultimate-ps3-update-v2-crie-jogue-e-compartilhe-seus-jogos-em-qualquer-ps3/?page=2

E como muitos de vocês sabem, eu estou utilizando essa minha engine para desenvolver meu primeiro game comercial, que pretendo lançar em seguida. Este game trata sobre a Resistência Palestina contra a Ocupação Militar Israelense. Eu sei que esse tema é um tema muito delicado, pois existem vítimas dos dois lados dessa guerra, porém, peço que vocês leiam com atenção esse post para compreender que esse meu game NÃO É "PROPAGANDA TERRORISTA".

 

Aliás, eu enviei esse meu game para o Ministério da Justiça e Segurança Pública para Aprovação e Classificação Indicativa. Meu projeto foi aprovado e recebeu a classificação indicativa para maiores de 18 anos. Neste link vocês podem verificar essa informação: http://portal.mj.gov.br/ClassificacaoIndicativa/jsps/JogosJustificativaForm.do?select_action=&tbClassificacaoJogo_Analise=0&tbdocumento_numerodoc=08017.001703/2019-04

 

resistance_not_terrorism_final.png

 

Resumo sobre o Tema do Jogo:

 

Fursan al-Aqsa - Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa é um jogo de ação em terceira pessoa que retrata a Resistência do Povo Palestino contra a Ocupação Militar Israelense, através da história fictícia de um jovem estudante palestino chamado Ahmad al-Ghazzawi, que foi injustamente torturado e preso por soldados israelenses durante 5 anos, teve toda a sua família morta em um ataque aéreo israelense e agora depois de sair da prisão, ele busca por vingança contra aqueles que o torturaram, mataram a sua família e roubaram a sua pátria.

 

protect_aqsa_BR.png

 

Resumo sobre a História do Jogo:

 

Ahmad é um jovem muçulmano pacífico, estudante de Bioengenharia, cujo sonho era se dedicar a criação de próteses para ajudar os feridos de guerra a terem uma melhor qualidade de vida. Ele sempre desejou a paz entre Palestinos e Israelenses pelo fato de ver dia a dia como pessoas inocentes, dos dois lados, sofriam com a guerra. Certo dia, ao retornar da Universidade, Ahmad, por decreto do destino, se envolveu, contra sua vontade, em um Protesto onde milhares de Palestinos estavam jogando pedras contra os Soldados Israelenses, pedindo pelo fim da ocupação militar. Ahmad e muitos outras pessoas foram presas nesse protesto e levadas para interrogatório na Delegacia Israelense. As pessoas que estavam de fato envolvidas no protesto, foram executadas, porém, Ahmad, teve sua vida poupada pois as autoridades Israelenses não encontraram nenhum registro de envolvimento de Ahmad em atividades contra soldados Israelenses. Mas ele foi preso, injustamente e sofreu na prisão todos os tipos de torturas e humilhações que um homem pode sofrer. Cinco anos se passaram e Ahmad continuava a sofrer injustamente na prisão, sendo impedido de receber visitas de amigos e familiares. Quando finalmente ele foi autorizado a receber visitas, recebeu o seu primo, trazendo as piores notícias que ele jamais poderia esperar. Ahmad foi informado de que toda sua família foi morta em um ataque aéreo israelense, inclusive sua noiva. Daquele momento então, aquele jovem uma vez pacífico, se transformou em um homem sedento por vingança, e estava decidido a se vingar do Exército Israelense no momento que saísse da prisão.

 

Um dia antes de sair da prisão, Ahmad recebeu um novo companheiro de cela, um homem chamado Abu Ubayda, cuja condenação seria a pena de morte, no dia seguinte, o mesmo dia em que Ahmad conseguiria sua liberdade. Abu Ubayda contou sua história para Ahmad, de que ele era um Ex Combatente da Resistência Palestina que decidiu formar um novo exército de soldados palestinos com o objetivo de pôr fim a ocupação militar Israelense, o "Fursan al-Aqsa (traduzido para o português: Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa)", pois os tradicionais movimentos de Resistência Palestina, com o passar dos anos se corromperam e abandonaram a causa da luta pela Libertação da Palestina.

 

Esse novo grupo estava preparando um grande ataque a pontos estratégicos do Exército Israelense nas terras ocupadas da Palestina com o objetivo de pôr fim a ocupação militar e libertar a Palestina, a operação "Mohammed al-Ayash" (em homenagem ao nome do grande líder da Resistência Palestina). Mas infelizmente um dos membros do Fursan al-Aqsa era um espião israelense infiltrado, que armou uma cilada para os verdadeiros integrantes do grupo, cilada essa que ocorreu no mesmo dia da operação "Mohammed al-Ayash" e que resultou na morte de todos os soldados do Fursan al-Aqsa e na prisão do líder, Abu Ubayda, agora ferido e condenado à pena de morte.

 

Ahmad, ao ouvir a história de Abu Ubayda, decidiu completar essa missão por conta própria, mesmo sabendo dos riscos dessa operação, com a consciência de que esta missão pode resultar em sua morte. E no momento que ele saiu da prisão, ele recebeu de Abu Ubayda todas as instruções da operação "Mohammed al-Ayash" e a partir daquele momento, Ahmad estava pronto para completar a operação e se vingar daqueles que o torturaram, mataram a sua família e roubaram a sua pátria.

 

fursan_al_aqsa_title_screen.png

 

 

Resumo sobre o Gameplay do Jogo:

 

Fursan al-Aqsa - Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa é um jogo de ação em terceira pessoa que segue a linha de games tradicionais de tiro como Metal Gear Solid, Call of Duty e Insurgency Sandstorm.

 

O jogador passa por diferentes cenários (missões) tridimensionais que representam as cidades ocupadas do território palestino, como por exemplo, Jerusalém, Faixa de Gazza, Jenin, Yarmuk, dentre outras. Em cada cenário (missão) o jogador tem diversas tarefas a cumprir, sendo o principal objetivo de cada missão proteger os civis palestinos de ataques do exército israelense. Por exemplo, na primeira missão (cenário), o objetivo principal do jogador é destruir o protótipo de um novo modelo de Helicóptero Apache desenvolvido pelo exército israelense para ser usado como arma de destruição em massa contra civis palestinos. Porém, para destruir o helicóptero o jogador precisar eliminar os soldados Israelenses usando armas, pois esses soldados tentarão impedir a todo o custo o jogador de completar a sua missão.

 

Na segunda missão o jogador tem que resgatar civis palestinos feridos embaixo dos escombros de casas destruídas pelo bombardeio israelense contra a Faixa de Gazza e levá-los para um local seguro, e depois deve destruir os aviões israelenses com uma bazooka. O restante das missões (cenários) segue este mesmo padrão. Já a última missão, para desfecho da história fictícia do protagonista do Jogo, o jogador deve lutar para proteger a Mesquita de al-Aqsa dos bombardeios e das escavadeiras que querem derrubar esse templo sagrado para os muçulmanos.

 

Updated_Player_Model_In_Game_7.png

 

Observações sobre a Representação da Violência no Jogo:

 

Neste jogo, o jogador não atira contra civis israelenses, mulheres, crianças, idosos, apenas contra soldados. Também neste jogo NÃO HÁ imagens de conteúdo sexual, drogas ilícitas, profanação religiosa, discurso de ódio contra algum grupo, etnia ou religião, propaganda anti-semitista contra judeus, propaganda nazista ou a vangloriação de grupos terroristas e/ou outros atos ilícitos. Este Jogo apenas contém a representação virtual do Movimento de Resistência Palestina contra a Ocupação Militar Israelense, algo que é reconhecido oficialmente pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). 

 

Conforme mencionado anteriormente, este jogo, Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa segue a linha de games tradicionais de tiro como Metal Gear Solid, Call of Duty e Insurgency Sandstorm, inclusive no quesito do conteúdo de violência virtual. O jogo contém o mesmo padrão de imagens de violência virtual que é representada nos jogos de tiro atuais, utilizando de gráficos tridimensionais simulando a realidade, onde bonecos (avatares) vestindo uniformes militares são mortos pelo jogador, utilizando-se de armas como pistola, revólver, rifles, granadas, faca, etc. Quando o jogador inflige dano ao inimigo, este esboça uma animação que representa o dano, como por exemplo, um tiro na perna faz com que o boneco (avatar) inimigo caia no chão ferido, e dependendo da quantidade de tiros que o jogador desfere contra o inimigo, este vem a óbito, que é representado por uma animação padrão utilizada em jogos de tiros atuais (cair no chão lateralmente, de frente, para trás), animação essa realizada por uma simulação física virtual conhecida como ragdoll. Quando o jogador inflige dano ao inimigo, uma representação gráfica mostra o sangue (virtual) do inimigo, e este sangue fica agregado ao cenário (espirra no chão e nas paredes), simulando uma situação real de guerra.

 

Finalizando, referente a trilha sonora contida no jogo, as músicas são no idioma Árabe, e são músicas tradicionais do folclore Palestino que exaltam a bravura do Povo na Luta pela Liberdade da Palestina.

 

Não vou alongar muito este post, porém, aqui vocês podem acessar o Site do Game: https://sites.google.com/view/fursanalaqsagame/br

 

No site tem vários trailers incluindo o Gameplay no PC, PS3 e Xbox360. Porém esse gameplay é de uma versão Beta do meu jogo, pois atualmente o game está mais polido, inclusive eu já atualizei o modelo do protagonista do jogo, apenas não atualizei ainda os vídeos de gameplay e trailers promocionais.

 

E aqui vocês podem acompanhar o Desenvolvimento deste Game: https://www.moddb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque

 

Nesse site ModDB, tem muitas imagens e vídeos de making off do game, para vocês acompanharem o desenvolvimento. Alías, se vocês puderem votar para me dar uma força nesse site ModDB, quem sabe meu game ganhe um pouco mais de visibilidade, pois ele está concorrendo à nomeação Game Indie do Ano nesse site.

 

 

Editado por UDK Ultimate

  • Respostas 118
  • Visualizações 10,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

  • UDK Ultimate
    UDK Ultimate

    Valew mano, apenas estou apanhando (e feio kkkkkkkkkk) para rodar meu game no PS3, mas estou aqui na luta pra ver o que consigo fazer. Abraço!

  • UDK Ultimate
    UDK Ultimate

    Fursan al-Aqsa Remake - Jenin Road of Heroes Update Esta é a maior atualização do Fursan al-Aqsa Remake até agora!!! Adicionei uma nova missão, o Campo de Refugiados de Jenin

  • Nando Bolt Barros
    Nando Bolt Barros

    Nossa que interessante .

Featured Replies

Postado
  • Autor

 

Antes de ir para a última etapa do desenvolvimento do meu game (finalizar os mapas da campanha), eu só queria garantir que tudo o que fiz até agora, especialmente as últimas atualizações do jogo, funcionem perfeitamente nos consoles (Xbox360 e PS3). Aqui você pode ver o Mapa de Testes das Armas rodando lisinho no meu RGH Xbox360.

* Desculpem a qualidade do vídeo, pois estou usando uma Easy Crap lol!

https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/24-fursan-al-aqsa-weapons-showcase-xbox3601

24-_Fursan_al-Aqsa_Weapons_Showcase_Xbox

 

 

O game rodando lisinho no PS3 HEN (3.0.1):
https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/25-fursan-al-aqsa-knife-kills-ps3-demo

25-_Fursan_al-Aqsa_-_Knife_Kills_PS3.png

 

Postado

Estou ansioso para quando lançar o jogo eu conseguir testar o mesmo.

Parabéns novamente pelo apoio, vamos juntos buscar alternativas para incentivar o mercado de games Brasileiro.

Para quem quiser já ficar por dentro quando eu fazer o Review desse game é só se inscrever: http://bit.ly/2sD7Zew

 

TODO CONTEÚDO É CONTRAINDICADO PARA PRO GAMERS 

NÃO CLIQUE AQUI

 

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

 

Fursan al-Aqsa Dev Blog #10 - Updated UI - Scaleform Showcase

26-_Fursan_al-Aqsa_-_Updated_UI.png

Fala galera!

https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/26-fursan-al-aqsa-updated-ui

Neste vídeo eu mostro a UI (Interface de Usuário) finalizada, incluindo um menu básico de opções, menu de pausa, e uma tela personalizada de "Game Over". 

O design da interface foi criada no 3dsmax + Photoshop + Scaleform (Flash CS4). 

A programação é em Action Script 2.0 + Unreal Script.

Eu sempre tento deixar as coisas o mais simples possível. Eu sempre gosto de começar com uma estrutura pronta, em vez de começar do zero.

No caso da interface do usuário do meu jogo, optei por usar a interface do usuário padrão do UDK Engine, Scaleform (Flash), que já vem por padrão e funciona "fora da caixa", porém, eu personalizei bastante, para dar meu próprio toque artístico.

A estrutura Scaleform é uma solução de interface do usuário muito avançada da Autodesk, e foi usada em muitos jogos de grande sucesso como Grand Theft Auto V e Borderlands 3

maxresdefault.jpg
GTA V Options menu (done with Scaleform)

maxresdefault.jpg
Bordelands 3 HUD (done with Scaleform)

Sobre o menu Opções , como meu jogo roda tranquilo, até mesmo no PC mais fudido kkkkk (ignore o lag do vídeo, é porque o software de captura Bandicam usa muito da minha CPU e memória), decidi não adicionar opções para reduzir a qualidade gráfica do jogo (detalhes do modelo e resolução da textura). Eu deixei na melhor qualidade que meu PC consegue rodar (também o PS3 / XBOX360). Portanto, o jogo roda usando a qualidade original dos assets (modelos e texturas).

Sobre a resolução de vídeo , como queria uma estrutura padrão entre PC e consoles, decidi adicionar apenas 2 opções de resolução, que são 720p (1280x720) e 1080p (1920x1080), pois ambas as resoluções são suportadas no PS3 e Xbox360. De qualquer forma, é muito fácil alterar manualmente a resolução para qualquer valor, apenas editando os arquivos ini (incluirei um README). No entanto, a resolução mínima para o jogo é 720p e todos os meus assets da interface do usuário estão em 1080p, o que significa, se você rodar o jogo em 4K, por exemplo, a interface do usuário ficará embaçada, e em uma resolução menor que 720p, a interface do usuário ficará cortada. Desculpe por isso, mas o UDK / UE3 não suporta o layout de interface do usuário responsivo. Eu acho que UE4 suporta, porque você pode criar interface do usuário em HTML5.

Sobre as opções de áudio , não consegui adicionar um controle deslizante de volume (ia dar muita bronca), porém, fiz algo mais simples, que funciona bacana. Muitas pessoas que não entendem o árabe querem ter a opção de desligar as músicas do jogo (músicas árabes), deixando apenas os efeitos sonoros (muitos consideram que dessa maneira o jogo ficará mais realista). Então eu adicionei essa opção, um botão simples para desligar e ligar a música do jogo, a qualquer momento, deixando apenas o SFX tocando. Eu fiz muitos testes e, mesmo com a música ligada, você poderá ouvir todos os efeitos sonoros ao seu redor, pois eu configurei o volume da música em um nível muito baixo, o suficiente para quem deseja ouvir a música sem perder os efeitos sonoros.

Sobre a configuração de controle , como o modo de campanha do meu jogo terá muitas seqüências programadas para botões específicos , decidi não permitir a alteração do esquema do controle (porém você também pode alterar manualmente apenas no PC, editando os arquivos ini).

Sempre que você pausar o jogo, verá o esquema do controle. Além disso meu jogo é 100% compatível com o Xbox360 Controller (acho que até o XboxOne porque usa o protocolo XInput). Apenas plug e play. Além disso, você pode usar QUALQUER Gamepad (estou usando o Nykko Airflo) através de um emulador de controle Xbox360 (vou incluí-lo no meu jogo). E o menu de pausa detecta qual controle você está usando para mostrar o esquema de configuração do controle. Se você estiver jogando no PC com teclado e mouse, verá o esquema do controle de teclado e mouse do PC. Se você estiver jogando no PC com um controle Xbox360, ele mostrará o esquema do controle Xbox360. E se você estiver jogando em Consoles (PS3 ou Xbox360), ele mostrará o esquema do controle de cada console.

Espero que todos gostem (estou muito feliz com os resultados).

Valew e até a próxima atualização!

 

Postado
  • Autor

 

Agora estou trabalhando em um novo mapa para o meu jogo, baseado no Camp Filon, uma base militar israelense localizada nas colinas de Golan, na fronteira com a Síria. Esse mapa não é uma réplica real dessa base, porque estou usando muitos assets de Marketplaces (modelos e texturas adquiridos em sites como Turbosquid, Unity Assets Store, Unreal Engine Marketplace, etc.) para montar este mapa. Mas estou tentando o meu melhor para fazer com que esses mapas tenham pelo menos uma semelhança com os locais reais.

Esta missão será no melhor estilo Metal Gear, você precisa invadir a base inimiga à noite, eliminá-los sem ser descoberto. Também estou fazendo variações uniformes para o protagonista do jogo, Ahmad al-Ghazzawi. Para esta missão, o jogador estará usando um uniforme preto para agir como uma sombra na escuridão, para ser um verdadeiro pesadelo para seus inimigos. É apenas algo cosmético, mas acho que acrescenta um grau extra de polimento ao meu jogo.

camp_filon_1.png

camp_filon_2.png

camp_filon_3.png

camp_filon_4.png

 

  • 4 semanas depois...
Postado
  • Autor

 

Fursan al-Aqsa Dev Blog #11 - Mapas - Camp Filon

Fursan_al-Aqsa_-_Like_Stars_on_Night_Fin

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Filon_2.p

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Filon_5.p

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Filon_8.p

Clique aqui para ver mais Screenshots: 
https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/images

Clique aqui para ver o video deste mapa rodando em tempo real: 
https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/27-fursan-al-aqsa-camp-filon-showcase

Fala galera!

Desculpe pelo atraso em postar atualizações. Embora eu não tenha postado aqui nos fóruns, mas tenho trabalhado direto neste game, e mostrarei agora algumas atualizações e informações importantes.

Antes de tudo, quero me desculpar pela data de lançamento do episódio 1 do meu game. Eu estava planejando lançar em 10 de maio, porque quero enviar meu game para o Brazil Independent Games Festival (BIG), e tinha um prazo para enviar o game até 11 de maio, então decidi lançar o game um dia antes, em seu estado atual.

Como todos sabem, devido ao Coronavirus, todos os principais eventos de games foram cancelados, e o mesmo ocorreu com o BIG Festival. Agora, o prazo foi prorrogado até novembro.

Então continuei desenvolvendo meu game e montando os mapas (a última etapa do meu projeto). Passei o último ano de 2019 trabalhando nas animações dos personagens e programação, e desde 2018, não criei mais nenhum novo mapa para o meu game (eu estava criando apenas pequenos mapas de teste para testar a programação e as animações). Então comecei a montar este mapa, Camp Filon, consegui finalizar esse mapa em menos de 10 dias. Por isso, percebi que em um mês eu posso finalizar 3 mapas, o que significa 3 missões (para o modo de campanha) e também algumas missões extras usando esses mesmos mapas com algumas variações de ambientação.

Então cheguei a conclusão de que seria muito injusto da minha parte lançar este game com apenas 1 mapa, quando eu posso adicionar mais conteúdo para tornar esse game mais divertido e variado.

Por todas essas razões, decidi adiar o lançamento deste game um pouco mais, talvez um mês ou dois (não mais que isso), para aperfeiçoar o game, adicionar mais conteúdo e aumentar a qualidade geral, então Fursan al-Aqsa vai atender as expectativas da comunidade, talvez este possa ser um dos melhores games independentes de 2020 ?

Acho que não estou prejudicando ninguém com esse atraso, porque não fiz nenhum tipo de pré-venda.

Estou muito feliz com os resultados, e este novo mapa que mostra a qualidade final do game é de longe o melhor mapa que eu já criei no Unreal Engine 3, e os próximos mapas serão ainda melhores.

Também uma outra atualização, eu dei uma melhorada no site do game, ficou mais profissional agora, com informações completas sobre o game, especificações, recursos e assim por diante:

https://www.fursanaqsa.com/

image.2.png

Sobre o lançamento do game, depois de pensar muito, pesquisar e pesquisar, analisando vários fatores, decidi seguir sozinho, mesmo no lançamento e distribuição do meu game.

Vou pular sites como Steam, Itch.io e outros sites e lançár esse game no meu próprio site, um pequeno sistema de e-commerce que desenvolvi com o PHP Cake Framework, integrado ao Paypal IPN Payments (sou desenvolvedor web com +10 anos experiência na criação de sites e e-commerce).

Esta é a loja virtual do meu game (ainda não dá para comprar):

https://store.fursanaqsa.com/

image_1.png

O motivo é simples: reduzir os custos!

O Steam é muito caro, 30% da taxa de revenda, além disso, tem a retirada do governo dos EUA sempre que o Steam envia dinheiro dos EUA para minha conta bancária no Brasil, que pode atingir até 30% (não há acordo entre o Brasil e os EUA sobre esso taxa). Por último, mas não menos importante, é a taxa do governo brasileiro IOF para receber dinheiro de fora do Brasi. E, adicionando a esse problema, está a conversão de moeda, que hoje, U$ 1,00, é quase R$ 6,00 !!!

Então, como você pode ver, o Steam não é uma opção viável. A única diferença em relação ao Itch.io é que a taxa de revenda pode ser de até 0%. Mesmo assim, ainda existem os 30% de retirada e a taxa do IOF.

Por todas essas razões, decidi vender meu próprio game em meu próprio site. Este site é 100% seguro, pois usa criptografia SSL da Let's Encrypt e os pagamentos são processados pelo Paypal. O processo de compra é muito simples, não há necessidade de se registrar neste site. Basta clicar no botão comprar agora e você será redirecionado para a página de pagamento do Paypal. Você faz login na sua conta paypal e efetua o pagamento. Após a conclusão do pagamento, você receberá em seu e-mail (registrado no Paypal) um link de download para o game que você comprou. Esse link é temporário e expira após três tentativas de download ou após 24 horas.

Eu sei que é impossível evitar a pirataria, e quem quiser piratear meu game vai piratear, independentemente de onde eu lançe o game. É muito fácil comprar um game no Steam, depois alterar alguns arquivos e configurações, tornar este game um game não-Steam e distribuí-lo gratuitamente pela web. Quero dizer, o Steam não evita a pirataria. Pessoalmente, não me preocupo com a pirataria, porque sei que nesta comunidade tem pessoas incríveis que vão me dar uma força comprando meu game (será MUITO BARATO: D).

Portanto, não há razão para eu pagar todas essas taxas para o Steam ou qualquer outro site, sendo que eu posso pagar apenas 5% pelo paypal pela venda do meu game, e nada mais.

Desculpe por este longo post, mas espero que todos vocês me entendam e continuem hypados com o meu game.

Valew e até a próxima atualização (Jenin, o Campo de Resistência).

Editado por UDK Ultimate

Postado
  • Autor

 

Fala galera, apenas uma atualização bacana aqui!

O grande Bruno Micalli, um jornalista de games muito conhecido no Brasil, um cara super gente fina, faz parte da equipe do portal voxel.com.br, fez uma menção a minha pessoa (Nidal Nijm) e ao meu game nessa live dele aqui (eu tava lá comentado) sobre o game Ghost of Tsushima (e falando nesse game, promete ser um jogão mesmo):

Eu sei que para muitos pode não ser nada, mas para mim isso é uma porta aberta para o sucesso do meu game.

 

Conforme comentei anteriormente, sou bastante ativo lá no twitter, e estou fazendo amizade com muitos nomes importantes do jornalismo de games do Brasil, e de fora do Brasil (IGN International e Gamespot) para quem sabe conseguir um review para o meu game.

O pessoal do voxel me prometeu fazer um review do meu game assim que for lançado.

Pois é pessoal, eu estou muito feliz, e como falei, estou trabalhando bem o marketing do meu game, que é um dos ingredientes do sucesso (além do jogo em si, é lógico :D), e estou imensamente optimista, e tudo está andando conforme o planejado, graças a Allah (Deus).

Abraço e bom final de semana!

 

Editado por UDK Ultimate

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

 

Fursan al-Aqsa Dev Blog # 12 - Otimização de desempenho para consoles

28-_Fursan_al-Aqsa_-_Performance_Test_PS

Neste artigo, explico as novas alterações que eu fiz na Unreal Engine 3 para corrigir o streaming de texturas nos consoles e fazer o jogo rodar e renderizar corretamente no PS3 e Xbox360.

Depois de uma semana intensa de trabalho, dores de cabeça, e estresse e quase jogar tudo (meu PC e meus consoles) pela janela :), finalmente consegui fazer o último mapa, o Camp Filon, rodar lisinho nos consoles, como você pode ver neste vídeo abaixo. Não capturei no Xbox360 pq é a mesma coisa:

https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/28-fursan-al-aqsa-performance-test-ps3

Até agora, todos os recursos de jogabilidade que eu implementei no meu jogo, como Knife Kills, interface do usuário, menu de pausa, tela de game over, contador de headshots e assim por diante, se você percebeu, eu testei em mapas debug, mapas vazios, apenas blocos, sem textura, partículas ou qualquer outro efeito. Quero dizer, esses mapas não representavam como o jogo final iria rodar. Então, assim que eu compilei o último mapa, Camp Filon, para rodar no PS3 e Xbox360, eu descobri outro bug, que eu não havia observado antes. Todas as texturas no mapa estavam borradas a tal ponto que o visual do game ficou horrível !!!

Eu sei que os consoles têm menos memória RAM do que o PC, e especificamente PS3 e Xbox360, em termos não técnicos, eles têm 256 MB e 512 MB de RAM, respectivamente. O que estava me deixando louco é o fato de o mapa estava rodando perfeito no PC. Nos consoles, as texturas ficaram extremamente borradas. Após pesquisar nos fóruns antigos da UDK Engine (https://forums.epicgames.com/udk) e na UDN Network (https://docs.unrealengine.com/udk/Three/WebHome.html), comecei a aprender mais sobre a Unreal Engine 3 nos consoles. O bom de desenvolver um jogo sozinho é que ele pode ser uma verdadeira sala de aula. Eu mesmo, aprendi MUITO neste projeto. Quando comecei a desenvolver este jogo, não sabia muito sobre a linguagem Unreal Script. Agora, aprendi MUITO, e sou capaz de fazer muitas coisas que não podia fazer antes.

Voltando à minha jornada, descobri sobre o Texture Pool na Unreal Engine 3, que, em termos gerais, é tipo um espaço de memória fixa usado para carregar (streaming) as texturas na tela. Pelo que entendi (posso estar errado, mas o que importa aqui é que agora está funcionando), a Unreal Engine 3 joga todas as texturas atualmente carregadas (que podem ser vistas pela câmera do jogador) dentro desse pool de textura e, em seguida, ele carrega o mipmap dessas texturas conforme necessário. Os mipmaps aqui são versões diferentes da mesma textura em diferentes resoluções, para serem carregadas de acordo com a distância da câmera, por exemplo, quanto mais próxima a câmera de uma textura, maior será a resolução da textura, e quanto mais afastada, ele carregará uma versão de resolução mais baixa da textura. Isso é essencial para o desempenho do game.

Então o que estava acontecendo? O texture pool nos consoles estava cheio, portanto, ele carregava apenas a resolução mais baixa de cada textura (16x16). O tamanho padrão do texture pool na UE3 é de 140 MB, então eu aumentei para 200 MB e pronto! Problema resolvido! Ainda não...

Mais uma vez eu compilei o mapa e rodei no PS3 e Xbox360. Ele rodou lindo e sem problemas, com as texturas na resolução máxima e os mipmaps sendo carregados corretamente. Porém, outro problema aconteceu, assim que eu adicionei os inimigos no mapa, ele simplesmente deu crash nos consoles com o erro OUT_OF_MEMORY.

Eu já estava entrando em desespero com esse problema, mas a minha última tentativa foi comprimir todas as texturas TGA deste mapa no photoshop usando o algoritmo RLE. Criei um pequeno script do photoshop para compactar em lote todas as 465 texturas TGA (diffuse, normal e especular) e consegui reduzir em quase metade do tamanho total das texturas. Antes da compactação, elas somavam o tamanho total de 576MB e, depois de comprimir ficou 278MB !!!

Então, essa compactação de texturas compensou o aumento no tamanho do texture pool, permitindo a execução do jogo, sem travamentos, e com os mipmaps funcionando perfeitamente, como você viu no vídeo acima.

Finalizando, agora posso usar esse novo mapa como um template sempre que montar os meus outros mapas, porque agora sei que preciso otimizar os mapas o máximo possível e manter o tamanho dos mapas pequeno, por uma questão de desempenho e jogabilidade.

Valeu!

 

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

 

Fursan al-Aqsa - Demo Chegando...

Finalmente, depois de muito trabalho, estou finalizando, para os próximos dias, uma demo gratuita do game "Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa", para que qualquer pessoa possa testar a jogabilidade, aprender as mecânicas de combate e se preparar para a grande batalha, que vem no Episódio 1 (e tbm me dar um feedback bacana para melhorar o game).

Demo_Announcement_1.png

Demo_Announcement_2.png

 

Postado
  • Autor

 

Fursan_al-Aqsa_-_Demo_Release_Banner_fin

بسم الله الرحمن الرحيم
Em nome de Allah, o Mais Beneficente, o Mais Misericordioso

وصلى الله وسلم على نبينا محمد وعلى آله وصحبه أجمعين
Que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhammad, sua família e companheiros

السلام عليكم
Que a paz esteja com vocês

https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/29-fursan-al-aqsa-demo-release-trailer

Esta é a demonstração gratuita do jogo Fursan al-Aqsa - Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa. O principal objetivo desta demo é permitir que os jogadores testem a Mecânica de Combate, me dêem um feedback e se divirtam matando alguns sionistas ?

Download PC Version:
196033.png
https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/downloads/fursan-al-aqsa-pc-demo

Download PS3 Version:
196034.png
https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/downloads/fursan-al-aqsa-ps3-demo

Download Xbox360 Version:
196035.png
https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/downloads/fursan-al-aqsa-xbox360-demo

Este é apenas um mapa de teste que não representa o visual final do jogo, o mapa foi projetado para focar na jogabilidade e na combate urbano (cenário de treinamento), simulando as situações de combate que os jogadores enfrentarão no jogo final, Insha Allah (se Deus quiser).

A inteligência artifical dos inimigos está bastante dinâmica, os inimigos podem sentir sua presença, se você ficar muito perto deles ou se atirar em sua direção. Eles também irão caçá-lo até a morte ?

Tentei tornar o jogo bem realista, mas sem deixar de ser um videogame. Por isso, morrer é muito fácil, também matar inimigos não é muito difícil. Coloquei muitos kits médicos em todo o mapa para ajudá-lo a recuperar-se dos tiros.

Você precisa planejar cada tiro, precisa ser muito estratégico e tentar evitar as balas dos inimigos o máximo que puder. Você precisa pular muito e usar o botão de agachamento, para se desviar manualmente das balas, para se esconder atrás de objetos e paredes. Optei por não implementar um sistema de cobertura como o Gears of War. Em vez disso, optei por um sistema de cobertura manual, pois é mais realista, orgânico e desafiador. Pressionando o botão de pausa (tecla ESC no PC), você pode ver as configuração dos controle/teclado com todos os comandos de jogo.

Você pode matar qualquer inimigo com apenas um tiro na cabeça e, quanto mais tiros na cabeça, você obtém um ranking maior.

Dentro do pacote de download da demo, adicionei 3 arquivos Leia-me (inglês, português e árabe) com informações completas sobre como instalar e configurar o jogo, como usar o gamepad no PC, a lista de alguns bugs conhecidos e outras informações. Por favor, leia antes de jogar.

Espero que todos gostem desta demo e se divirtam jogando. Esta é apenas uma pontinha do que vem no jogo final.

Valeu e até a próxima atualização!

P.S: Preciso fazer uma pausa alguns dias para recarregar minhas baterias ?

 

Postado
  • Autor

 

Fala galera! 

Saiu aqui o primeiro review do game Fursan al-Aqsa - Training Missions, pelo grande @netolal (https://twitter.com/netolal):

https://youtu.be/lSZcoJf6XHE

 

Postado

Parabéns pelo Game @UDK Ultimate

Postado
  • Autor
  Em 16/06/2020 em 23:51, payday disse:

Parabéns pelo Game @UDK Ultimate

Valew mano, apenas estou apanhando (e feio kkkkkkkkkk) para rodar meu game no PS3, mas estou aqui na luta pra ver o que consigo fazer. Abraço!

Postado
  • VIP Vitalício

Cara eu curti , aquele pulo pro lado é bem bacana, da uma diferenciada legal dos outros games, vi a analise dele e achei bem promissor, quando chegar do trabalho eu baixo pra conferir!

Postado
  • Autor

Fala mano blz!

Valew cara pela comentario positivo.

 

A demo do meu game no PS3 tava bugada, não estava funcionando no PS3 em 1080p, nem 720p, apenas 480p.

Mas eu já arrumei, como vocês podem ver aqui:
https://twitter.com/UdkUltimate/status/1273449629166821379

Então, amanhã, lançarei uma versão atualizada da demo, incluindo a demo do PS3, e esse novo recurso incrível, Bullet Time, com toda a sua glória: ?
https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/fursan-al-aqsa-bullet-time-showcase

 

 

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

 

Fursan al-Aqsa - Feedback da Demo e recepção dos jogadores

Neste artigo, analiso o feedback que recebi pela demo do meu jogo e a recepção dos jogadores em geral.

Fala galera, blz!

Duas semanas se passaram desde o lançamento da demo do meu game Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa, e eu vim aqui especialmente para dar um GRANDE OBRIGADO A TODOS POR JOGAREM O MEU GAME, FOI UM SUCESSO ENORME QUE NUNCA JAMAIS IMAGINAVA QUE PODERIA SER!

Ele chegou ao topo da lista de jogos populares no IndieDB, como você pode ver nesta captura de tela abaixo:

Eafxy-pXgAIOQ7K?format=jpg&name=large

Além disso, o número de downloads está quase chegando a 500, e a cada dia há novas pessoas baixando meu jogo (5 a 10 downloads por dia). Para algumas pessoas, esse número talvez seja muito pequeno; no entanto, para mim, esse é realmente um marco para o meu projeto. Para alguém que está fazendo tudo sozinho e manualmente, acho que fiz um excelente trabalho de marketing e divulgação do meu jogo na web.

Apesar do forte conteúdo político e religioso do meu jogo, as pessoas simplesmente adoraram, principalmente a mecânica de jogo. Meu jogo está sendo chamado de "Um Max Payne Islâmico com a Violência de Hotline Miami e a Dificuldade de Dark Souls".

WOW, comparar meu jogo com algumas das franquias de jogos mais importantes de todos os tempos é simplesmente uma honra para mim!

Estou muito otimista agora e tenho certeza de que meu jogo tem potencial para ser um dos melhores jogos independentes de 2020, Insha Allah (se Deus quiser)!

Outro passo importante que tomei e tenho certeza de que isso ajudará meu jogo a ter ainda mais visibilidade: enviei milhares de press releases para milhares de sites de jogos e canais do youtube, de pequenos a grandes, como IGN e Gamespot. Também enviei meu jogo para muitos eventos independentes, como BostonFig, IndieCade, Independent Games Festival, Brazil Game Show, Brazil Independent Games Festival, PAX, Bit Summit e muitos outros.

Até agora, recebi duas respostas positivas, do BostonFig e do IndieCade, apesar de dizerem que meu jogo ainda está sendo analisado pelos juízes do evento, para decidir se ele será exibido ou não. De qualquer forma, espero que eles aceitem o meu jogo e, até esses eventos, poderei finalizar o game completo (Episódio 1).

Então, graças a Allah (Deus), e por toda essa comunidade maravilhosa (exceto alguns haters), meu game está detonando nas paradas de sucesso :)

Meu jogo também recebeu muitas reviews de Youtubers, a maioria deles membros da cena brasileira do Playstation, mas qualquer crítica e feedback para mim é MUITO IMPORTANTE!

Então, aqui segue algumas das avaliações até agora.

https://www.youtube.com/watch?v=DF4CzTvF7fk

https://www.youtube.com/watch?v=svOq15es2NE

https://www.youtube.com/watch?v=Cd8_Qw1ZeY8

https://www.youtube.com/watch?v=fG53RWeRdPM

https://www.youtube.com/watch?v=lSZcoJf6XHE

E aqui seguem algumas imagens de outro mapa em que estou trabalhando, Jenin - O Campo da Resistência:

jenin_1.png

jenin_2.png

jenin_3.png

jenin_4.png

Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio!

 

Postado
  • Autor

 

Hoje, quero mostrar o WIP deste novo mapa que estou trabalhando para o meu jogo. Agora eu já exportei a geometria do mapa para a Unreal Engine 3 e fiz a iluminação externa. O próximo passo será adicionar os objetos que compõe o mapa (props).

jenin_map_1.png

jenin_map_2.png

jenin_map_3.png

jenin_map_4.png

poly_collision.png

Agora uma outra atualização aqui:

Dá uma zoiada aqui no gameplay do meu game #FursanAqsaGame pelo meu friend @TheGeek40. Meu game roda liso até no PC da crise, mais liso que careca de corno manso ?? :D, mas em PC de responsa, essa porra roda a 60fps e até mais! SHOW!

https://www.youtube.com/watch?v=WorVcZOZ34c

E aqui está o jogo rodando a 250 fps em um PC Gamer de responsa:

https://twitter.com/UdkUltimate/status/1283427758769672199

 

Postado

que massa man.

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  Em 17/07/2020 em 17:22, jadsonddiap disse:

que massa man.

Valew mano, TMJ!

 

 

Para o #screenshotsaturday quero mostrar os novos objetos que adicionei ao mapa, ainda tem muitos outros para adicionar, mas acho que está ficando porreta. Também mudei algumas texturas #FursanAqsaGame #Palestinewillbefree #UE3 #UnrealEngine #indiedev #indiegames #3DSMax

Jenin_Props_New_1.png

Jenin_Props_New_2.png

Jenin_Props_New_3.png

Jenin_Props_New_4.png

Jenin_Props_New_5.png

 

Postado
  • Autor

 

Fala Galera, blz!

Eu criei um novo recurso para o meu jogo. Agora você pode mudar a câmera de 1ª pessoa para 3ª pessoa a qualquer momento, apenas clicando em "Q" (Select nos consoles). Espero que todos gostem!

https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/fursan-al-aqsa-fps-tps-camera-toggle

https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/fursan-al-aqsa-fps-mod

 

Postado
  • Autor

 

Fala Galera, blz!

Segue o Showcase do novo mapa do meu game, o Fursan al-Aqsa Training Camp, pro pessoal treinar os comandos básicos do game e se preparar para as grandes batalhas que irão enfrentar nessa Jornada para Vingança e Libertação da Mesquita de al-Aqsa!

Allah Akbar!

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_

 

Postado
  • Autor

 

Fala galera!

Uma pequena atualização aqui.

Já estou trabalhando no modo Campanha do meu game #FursanAqsaGame. Cada missão terá uma animação bacana de introdução, uma entrada triunfal no melhor estilo #JamesBond #Goldeneye007!

https://www.indiedb.com/games/fursan-al-aqsa-knights-of-al-aqsa-mosque/videos/fursan-al-aqsa-ahmad-entry

Eu criei um sistema bacana com várias novas ações e condições para o Kismet (o sistema de programação visual da Unreal Engine 3), agora consigo fazer muitos objetivos de missão bacanas, do tipo destruir cameras de segurança, sabotar algum equipamento inimigo, plantar bombas, encontrar objetos específicos no mapa, items, ativar/desativar sistemas de segurança, tudo digno de um filme de espionagem kkkkkkkkkkkkkk

Kismet_Mission_1.png

Kismet_Mission_2.png

Kismet_Mission_3.png

Kismet_Mission_4.png

 

Postado
  • Autor

 

Fala galera, blz!

Para este sabadão quero mostrar uma outra missão do meu game #FursanAqsaGame. Este mapa é baseado no Campo Ariel Sharon, um complexo de Bases IDF ao Sul de Israel. Nesta missão você bravamente se infiltra na base para acabar com os planos de Israel, buscando vitória ou martírio!

Fursan al-Aqsa Episode 1 - Call of Jihad ???

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sha

 

Crie uma conta ou entre para comentar