
Sony busca liminar contra a Tencent alegando que Light of Motiram copia Horizon em diversos aspectos visuais e sonoros — disputa judicial pode definir novos limites para “inspiração criativa” nos games.
Sony pediu à Justiça dos EUA que a Tencent seja proibida de usar elementos de Light of Motiram, título que a empresa considera uma cópia direta da série Horizon. O processo, aberto no Tribunal do Norte da Califórnia, acusa a chinesa de violar direitos autorais e marcas registradas, pedindo uma liminar preliminar para barrar o uso de personagens, trilha sonora e conceitos visuais semelhantes.
A liminar, protocolada em 15 de outubro, busca obrigar a Tencent a redesenhar a protagonista de Light of Motiram, uma caçadora tribal ruiva que, segundo a Sony, pode ser confundida com Aloy, heroína de Horizon Zero Dawn.
Além disso, a empresa quer que a desenvolvedora altere trechos da trilha sonora considerados semelhantes às músicas “City on the Mesa” e ao tema principal do jogo composto por Joris de Man.

O documento também solicita a retirada de máquinas com aparência animal, cenários vibrantes pós-apocalípticos e tribos inspiradas em natureza e tecnologia, que seriam “elementos distintivos criados com investimento de 9 dígitos e anos de trabalho da Guerrilla Games”. A alegação central é que a Tencent “copiou em vez de criar”.
A Sony solicitou que a audiência para o pedido de liminar ocorra em 20 de novembro de 2025, mas a decisão sobre a data ainda depende da juíza Jacqueline Scott Corley.
Especialistas, como o analista Florian Mueller, afirmam que a liminar pode ser improvável neste estágio, já que Light of Motiram ainda está em desenvolvimento — o que torna difícil avaliar o grau exato de semelhança entre as obras.

“A Sony investiu anos e centenas de milhões de dólares para expressar cada elemento de forma única e criativa. Em vez de fazer o mesmo, a Tencent copiou”, diz trecho do documento judicial.
Mesmo sem admitir culpa, a Tencent já modificou partes do marketing de Light of Motiram desde que o processo foi aberto, o que é considerado uma medida preventiva comum.
Essas mudanças podem indicar intenção de acordo ou apenas servir para reduzir possíveis danos financeiros.
A defesa da Tencent deve apresentar sua resposta ainda em outubro de 2025.

Fonte: Gamerant
Compartilhe ou dê um Buff (UP) na publicação!
Designer Gráfico, Social Media, Criador de Conteúdo e Uploader incansável do GGames. Renato Ribeiro é presença constante no fórum, contribuindo com traduções, trainers e conteúdo de qualidade para a comunidade. Além de atuar profissionalmente com mídias sociais, ele é um dos responsáveis por manter viva a chama gamer no projeto — sempre pronto para colaborar, testar e compartilhar novidades com os membros.





