
Nintendo Switch 2 atrai enorme demanda, mas devs relatam obstáculos para acessar kits; entenda os impactos e desafios para o console.
O Nintendo Switch 2 conquistou o mercado rapidamente, mas muitos desenvolvedores ainda enfrentam dificuldades para conseguir kits de desenvolvimento. Segundo relatos, até mesmo grandes estúdios não têm acesso ao hardware, o que pode comprometer a chegada de jogos de terceiros no console.
Após vender mais de 5 milhões de unidades no primeiro mês e registrar marcas impressionantes com jogos como Mario Kart World, o Switch 2 está em alta. Porém, estúdios externos relatam problemas para obter kits de desenvolvimento, essenciais para criar versões otimizadas de seus títulos.
Suda51, da Grasshopper Manufacture, revelou interesse em levar Romeo Is a Dead Man para o novo console, mas disse que ainda está em fase de testes. Outros jogos de peso, como Borderlands 4, já foram confirmados, mas são exceção.

De acordo com o portal Digital Foundry, a situação preocupa estúdios independentes e até grandes publishers. John Linneman afirmou:
“A Nintendo parece estar quase desencorajando o desenvolvimento no Switch 2. Muitos devs foram orientados a lançar no Switch original e confiar na retrocompatibilidade.”
Isso explica por que, mesmo três meses após o lançamento do console, diversos jogos ainda não têm versões dedicadas ao Switch 2.
Nem todos conseguiram acesso aos kits. Casos recentes incluem:
Esses relatos levantam dúvidas sobre a estratégia da Nintendo em selecionar quem pode desenvolver diretamente para o console.
A demanda pelo Switch 2 surpreendeu até a própria Nintendo. Se a empresa deseja manter o console como plataforma forte para jogos de terceiros como Cyberpunk 2077, Elden Ring e Borderlands 4, será fundamental agilizar o acesso aos kits de desenvolvimento.
Do contrário, o console corre o risco de perder lançamentos importantes e depender apenas de jogos próprios da Nintendo.
Fonte: DualShockers
Chamada: “Compartilhe ou dê um Buff (UP) na publicação!”
Designer Gráfico, Social Media, Criador de Conteúdo e Uploader incansável do GGames. Renato Ribeiro é presença constante no fórum, contribuindo com traduções, trainers e conteúdo de qualidade para a comunidade. Além de atuar profissionalmente com mídias sociais, ele é um dos responsáveis por manter viva a chama gamer no projeto — sempre pronto para colaborar, testar e compartilhar novidades com os membros.





