
Chefe de Assassin’s Creed Marc-Alexis Côté deixa a Ubisoft após duas décadas, recusando cargo no Vantage Studios e levantando dúvidas sobre o futuro da franquia.
O chefe de Assassin’s Creed, Marc-Alexis Côté, deixou oficialmente a Ubisoft após quase 20 anos de carreira. O executivo, que liderava toda a estratégia criativa da franquia desde 2022, recusou uma proposta para integrar a diretoria do Vantage Studios, novo estúdio formado em parceria com a Tencent.

Côté ingressou na Ubisoft em 2005 como engenheiro de software e rapidamente se tornou um dos principais nomes da empresa. Trabalhou como designer de níveis em Assassin’s Creed Brotherhood, depois diretor em Assassin’s Creed 3 e Black Flag, e mais recentemente supervisionou títulos como Assassin’s Creed Shadows.
Sob seu comando, a série passou a ter um planejamento mais estruturado, com múltiplos jogos em desenvolvimento simultâneo e o ecossistema Assassin’s Creed Infinity, que deve centralizar a experiência dos próximos lançamentos.
Segundo informações do IGN, Côté se recusou a assumir um cargo de liderança no Vantage Studios, subsidiária recém-criada da Ubisoft com 25% de participação da Tencent.
Fontes afirmam que ele tinha divergências sobre o papel criativo do novo estúdio dentro da franquia Assassin’s Creed, o que teria motivado sua saída. O co-CEO Christophe Derennes classificou a decisão como “decepcionante”, mas respeitou a escolha do executivo.

Embora a Ubisoft tenha afirmado que os planos da franquia continuam inalterados, analistas apontam que a saída de Côté pode afetar o ritmo e a direção criativa dos próximos jogos.
O DLC gratuito de Assassin’s Creed Mirage, intitulado Vale da Memória, será lançado em 18 de novembro e não deve sofrer impacto direto com a mudança. A expansão leva Basim e Dervis ao deserto de AlUla, na Arábia Saudita, e gerou críticas por sua ligação com o governo local — a Ubisoft garante, porém, controle total sobre a história.

Mais incerto é o destino de Assassin’s Creed Hexe, projeto ainda misterioso que se passa durante as caças às bruxas no século XVI. Vazamentos indicam que o jogo trará uma protagonista feminina movida por vingança, mas sem data de lançamento definida.
“Chefe: Aprendemos muito com o passado da franquia, mas também precisamos olhar para o futuro com novas ideias”, teria dito Côté em sua despedida, segundo fontes internas.
Mesmo com sua saída, o legado de Côté permanece: ele consolidou a visão narrativa e o estilo cinematográfico que tornaram Assassin’s Creed uma das franquias mais icônicas dos videogames.
Fonte: Game Rant
Compartilhe ou dê um Buff (UP) na publicação!
Designer Gráfico, Social Media, Criador de Conteúdo e Uploader incansável do GGames. Renato Ribeiro é presença constante no fórum, contribuindo com traduções, trainers e conteúdo de qualidade para a comunidade. Além de atuar profissionalmente com mídias sociais, ele é um dos responsáveis por manter viva a chama gamer no projeto — sempre pronto para colaborar, testar e compartilhar novidades com os membros.





