GGames»Notícias»BioWare Fechada pela EA: Cancelamento do Novo Mass Effect e Cortes Abrangentes na Equipe

BioWare Fechada pela EA: Cancelamento do Novo Mass Effect e Cortes Abrangentes na Equipe

O fechamento da BioWare marca um ponto crítico na história da EA, afetando projetos icônicos e resultando em demissões significativas no setor.

Resumir com:
Compartilhar:
Mass Effect: Andromeda

BioWare, um dos estúdios de desenvolvimento de jogos mais icônicos, foi encerrada pela Electronic Arts (EA) após um histórico recente de lançamentos problemáticos, incluindo Mass Effect: Andromeda, Anthem e Dragon Age: The Veilguard. A notícia foi inicialmente divulgada por Jason Schreier e logo confirmada pelo estúdio.

A demissão de aproximadamente 50 funcionários da BioWare representa cerca de 3% da equipe total da EA, que também anunciou um corte de 400 empregos em sua estrutura. Somando-se a isso, o próximo título da famosa franquia Mass Effect, que estava em estágio inicial de desenvolvimento, foi cancelado.

O fechamento de BioWare ocorre logo após a aquisição da EA pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que demandou uma economia de US$ 700 milhões em custos. Originalmente apresentada como parte do setor de pesquisa e desenvolvimento, essa reestruturação trouxe impactos severos aos estúdios, como evidenciado pelos cortes.

Além do cancelamento do próximo Mass Effect, um projeto embutido no universo de The Sims, denominado “Lotus”, também foi encerrado, enquanto os esforços se concentram no projeto “Evergreen”. A EA confirmou a continuidade de jogos como Apex Legends, Star Wars Jedi, Marvel’s Iron Man e Battlefield, e praticamente confirmou um novo Star Wars: Battlefront, desenvolvido pela Respawn e DICE.

A situação reflete uma tendência crescente entre as grandes desenvolvedoras de se readequar ao cenário atual do mercado, semelhante aos movimentos vistos na Ubisoft nos últimos anos. Assim, enquanto a EA se reconfigura, os fãs de Dragon Age e Mass Effect enfrentam a difícil realidade da perda de suas franquias amadas.

Louan Fontenele

Co-Fundador

Co-fundador, administrador, editor e redator do GGames. Atuei diretamente com o Bruno (fundador) no retorno do fórum após sua queda e sigo contribuindo ativamente com o projeto até hoje.

Bacharel em Sistemas de Informação