GGames»Tecnologia»Sam Altman critica uso de RAM em PCs e destaca escassez para data centers de IA

Sam Altman critica uso de RAM em PCs e destaca escassez para data centers de IA

Sam Altman alerta para a necessidade de reavaliar a alocação de memória RAM, priorizando data centers para atender à crescente demanda da inteligência artificial.

Resumir com:
Compartilhar:
Sam Altman critica uso de RAM em PCs e destaca escassez para data centers de IA

O CEO da OpenAI, Sam Altman, criticou a presença de memória RAM nos computadores domésticos, considerando essa prática “péssima” diante da escassez global de DRAM, exacerbada pela crescente demanda do setor de inteligência artificial. Em uma entrevista, Altman destacou que o armazenamento de recursos computacionais em PCs pessoais resulta em uma utilização extremamente baixa, estimando que a RAM é utilizada apenas 5% do tempo. Para ele, a melhor alocação de recursos demandaria a maximização da memória em data centers, onde os modelos de IA poderiam operar de maneira mais eficiente.

Altman argumenta que o mercado não está alocando adequadamente as pastilhas de DRAM para os centros de dados, onde seriam mais necessárias. Ele observa que o aumento nos preços de hardware para jogos, como o PS5 Pro, que chegou a US$ 1.399, é um reflexo direto dessa escassez. Ele acredita que essa situação serve para assegurar que mais memória seja direcionada para empresas de IA, reforçando a importância de data centers na transformação computacional.

Adicionalmente, a situação da memória RAM não deve se normalizar em um futuro próximo, segundo a teleconferência mais recente da Samsung, que confirma a continuidade da demanda em alta. Assim, a visão de Altman sobre o futuro da computação centrada em nuvem pode impactar tanto o mercado de consumo quanto as configurações de hardware em PC, especialmente para jogadores e entusiastas.

Bruno Tavares

Especialista em WordPress & SEO

Sou fundador do GGames, que começou como um fórum de games criado por mim aos 15 anos e, com o tempo, se transformou também em um portal de notícias. Foi esse projeto que despertou minha paixão por tecnologia e me colocou no caminho do desenvolvimento web.

SEOWordPressBacklinksPlaystation 5PC