A distribuidora paranaense Oderço reportou o desaparecimento de uma carga de placas de vídeo GeForce RTX 5090 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Avaliada em aproximadamente R$ 2,5 milhões, a carga, composta por dois pallets, não foi localizada após o desembarque. A empresa está exigindo respostas sobre o paradeiro dos produtos, enquanto as autoridades aeroportuárias ainda investigam o caso, sem confirmação de roubo.
Este incidente levanta sérias questões sobre a segurança no transporte de equipamentos eletrônicos de alto valor. Segundo a Oderço, que atua no mercado de importações desde 2008, essa é a primeira vez em 38 anos de operação que um caso como este ocorre.
As GeForce RTX 5090, produzidas pela Zotac, são itens de ponta no setor de GPUs, equipadas com 32 GB de memória GDDR7, e são altamente valorizadas em aplicações que vão de jogos a produção audiovisual e inteligência artificial.
Até o momento, a distribuidora não obteve respostas claras sobre o destino dos componentes. A administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos foi abordada pela imprensa, mas ainda não se pronunciaram sobre o desaparecimento da carga.

