GGames»Tecnologia»NVIDIA RTX 5080 com 24 GB de VRAM pode ser lançada em janeiro

NVIDIA RTX 5080 com 24 GB de VRAM pode ser lançada em janeiro

A nova GeForce RTX 5080 promete revolucionar o mercado de placas de vídeo com 24 GB de VRAM, atendendo a demanda crescente por desempenho gráfico.

Resumir com:
Compartilhar:
NVIDIA RTX 5080 com 24 GB de VRAM pode ser lançada em janeiro

A NVIDIA está prestes a lançar uma nova versão de sua popular linha de placas de vídeo, a GeForce RTX 5080, que contará com impressionantes 24 GB de memória GDDR7. A previsão é que essa atualização chegue ao mercado, possivelmente em dezembro ou mais definitivamente em janeiro de 2027, substituindo o modelo atual que possui 16 GB. Essa mudança representa um aumento significativo de 50% na capacidade de memória de vídeo, o que pode ter um grande impacto no desempenho dos jogos e em aplicações que demandam alto processamento gráfico.

Com a indústria cada vez mais adotando configurações de memória mais robustas, essa nova versão de 24 GB visa atender às crescentes necessidades tanto de gamers quanto de profissionais que trabalham com inteligência artificial e outras tarefas que exigem processamento local intenso. Isso se torna crucial em um cenário onde a largura de banda e a capacidade de VRAM são fundamentais para garantir fluidiez e eficiência.

Apesar das novidades, a NVIDIA ainda não divulgou informações detalhadas sobre clock, nomenclaturas comerciais definitivas ou preço sugerido (MSRP) para a nova placa.

Além disso, essa movimentação acontece em meio a um contexto de alta nos preços das placas de vídeo e estoques controlados do modelo anterior, cada vez mais rara nas prateleiras. Essa atualização pode ser uma resposta direta a essa demanda reprimida no mercado, buscando reerguer as vendas e atender ao apetite dos entusiastas.

A expectativa em torno da GeForce RTX 5080 é alta, e sua chegada promete revolucionar o que se espera de placas de vídeo no segmento de alto desempenho.

Crédito da imagem: divulgação/reprodução

Bruno Tavares

Especialista em WordPress & SEO

Sou fundador do GGames, que começou como um fórum de games criado por mim aos 15 anos e, com o tempo, se transformou também em um portal de notícias. Foi esse projeto que despertou minha paixão por tecnologia e me colocou no caminho do desenvolvimento web.

SEOWordPressBacklinksPlaystation 5PC