
Google Cloud anunciou uma nova edição do programa Capacita+, um treinamento híbrido e gratuito focado em inteligência artificial (IA), computação em nuvem e cibersegurança. O evento principal está agendado para o dia 25 de setembro de 2026 e será realizado presencialmente em São Paulo, em paralelo ao Google Cloud Summit Brasil, com transmissão ao vivo pelo YouTube para todo o Brasil.
Este programa pretende capacitar 200 mil pessoas nesta edição, com suporte de mais de 150 universidades e instituições de ensino técnico em todo o país. A iniciativa ocorre em um momento em que o Google Cloud triplicou sua meta de capacitação, passando de 1 milhão para 3 milhões de brasileiros qualificados em nuvem e IA nos próximos anos. O programa já foi reconhecido em 2025 pelo GUINNESS WORLD RECORDS como a maior aula híbrida de IA do mundo.
O déficit de talentos e o mercado TIC no Brasil
A demanda por profissionais qualificados nas áreas de IA, cibersegurança e computação em nuvem é crescente. Dados do Relatório Perspectivas do Mercado de Trabalho do Macrossetor TIC da Brasscom (2026) mostram que:
- Tríade de Prioridades: As habilidades em computação em nuvem, cibersegurança e IA são as mais requisitadas pelas empresas de tecnologia.
- Descompasso Formativo: Embora 59% dos jovens queiram seguir carreira na tecnologia, a falta de experiência prática impede muitas contratações.
“No Google Cloud, nosso objetivo é sermos o parceiro ideal da sociedade para desenvolver o futuro do trabalho no Brasil e na América Latina…”, afirmou Rafael Groba, Líder de Growth Marketing do Google Cloud na América Latina.
Como participar: horários e modalidades de acesso
O treinamento é voltado para estudantes, desenvolvedores e profissionais em transição de carreira, oferecendo:
- Data e Horário: 25 de setembro de 2026, das 9h30 às 11h30 (horário de Brasília).
- Modalidade Presencial: Aulas durante o Google Cloud Summit Brasil em São Paulo, com participação de turmas dos Centros Paula Souza e SENAI.
- Modalidade Remota: Acesso gratuito e aberto a todos pelo YouTube.
Integração acadêmica com Centro Paula Souza e SENAI
O programa trabalha para alinhar as trilhas pedagógicas com centros de referência em educação técnica:
- Centro Paula Souza: Parceria para alinhar currículos com as tecnologias em nuvem, aproximando os alunos da realidade corporativa.
- SENAI Cyber e IA (São Caetano do Sul): Foco em dados, governança digital e segurança da informação, promovendo inclusão produtiva.
Nacionalmente, o Google Cloud colabora com mais de 550 universidades e escolas técnicas na América Latina, promovendo módulos e laboratórios através da plataforma Google Skills.
