A importância de realizar a limpeza no Nintendo Switch
A limpeza do seu Nintendo Switch é um cuidado que se ainda não faz parte da sua rotina, deve começar a fazer agora mesmo! Como dissemos anteriormente, manter o console limpo é extremamente importante para mantê-lo funcionando perfeitamente por mais tempo. Mas atenção! Não é limpar de qualquer forma. Existe uma maneira correta para fazer a limpeza.
O console em questão é um aparelho tecnológico como qualquer outro, ou seja, tem peças internas que são fundamentais para o bom funcionamento. Se, porventura, essas peças são alteradas por algum tipo de sujeira, é possível ter falhas no desempenho e até mesmo a perda do aparelho.
Portanto, está aí mais um motivo para você aprender a fazer a limpeza correta. Está preparado? Então vamos lá!
Como limpar o seu Nintendo Switch corretamente
Essa é a hora de você prestar muita atenção e aprender como deve limpar o seu Nintendo Switch.
1 – Imersão na água, jamais!
A primeira e mais valiosa regra é que jamais, em hipótese alguma, o seu console deve ser mergulhado na água. Por isso, procure mantê-lo longe desse perigo. Como? Evitando de deixá-lo perto de recipientes com água e em ambientes úmidos, como banheiro e cozinha.
2 – Use um pano de limpeza de microfibra
A tela do seu Nintendo Switch é muito sensível, por isso requer um cuidado redobrado. Para evitar qualquer risco ou dano, use sempre um pano de microfibra, que é próprio para a limpeza de tela de LCD.
O ideal é que se utilize o pano limpo e seco, mas se houver algum resíduo que tenha grudado, por exemplo, pode ser utilizado o pano levemente úmido. Atenção! Se isso for realmente necessário, use apenas água e descarte a possibilidade de usar qualquer outro produto que possa ser corrosivo ou danificar parcialmente o seu console.
Se não tiver um pano de microfibra, você pode utilizar outro tecido que seja macio e fino para fazer a limpeza. Evite usar toalhas porque esse tipo de material pode acabar deixando fiapos e atrapalhar ao invés de ajudar.
3 – Use hastes flexíveis para alcançar lugares mais difíceis
O seu Nintendo Switch é composto por várias partes que são de difícil alcance, isto é, que você não consegue alcançar com o pano. Mas não é por isso que você deve deixar a limpeza dessas partes de lado. Muito pelo contrário! Na maioria das vezes, essas partes são extremamente importantes justamente porque se referem à entrada de ar ou de parafusos.
Para conseguir limpar sem causar danos, use hastes flexíveis, com as pontas de algodão. Tome cuidado para não deixar fiapos. Além disso, é preciso ainda se atentar para que, ao invés de retirar a sujeira, você não empurre a poeira que está por fora para dentro do aparelho. Por isso, é possível utilizar o algodão levemente úmido com água.
4 – Descarte o uso de produtos de limpeza
Já foi dito, mas vale a pena reforçar: descarte o uso de produtos de limpeza e utilize apenas água para umedecer o pano para a limpeza. Os produtos que são comercializados para esse fim possuem substâncias que são corrosivas, o que pode ser altamente prejudicial para o seu Nintendo Switch.
5 – Use um protetor de tela
Assim como existem as películas para celulares, existem também protetores de tela específicos para console como o Nintendo Switch e nós recomendamos com firmeza que você use esse tipo de proteção no seu console.
Além de evitar danos na tela LCD do seu Nintendo Switch, a proteção é uma barreira contra outros fatores além da poeira, como a temperatura. Nos tempos de calor, a tela pode ser danificada pelo calor excessivo e apresentar falhas e defeitos antes do tempo.
E claro, além de proteger, a proteção de tela fará com que o seu console fique com aspecto de novo sempre.
O que você não deve fazer com o seu Nintendo Switch?
Agora que você já sabe da importância de realizar a limpeza do seu Nintendo Switch e sabe como limpá-lo, para que não restem mais dúvidas, confira o que você não deve fazer com o seu console.
1 – Deixá-lo em qualquer lugar
Quanto mais você cuidar, mais tempo terá o seu console. Evite deixá-lo em qualquer lugar, principalmente em espaços que ofereçam perigo. Como dissemos, lugares úmidos e que estejam próximos à água. Além disso, lugares muito abafados devem ser evitados.
2 – Desmontar o seu Nintendo Switch
Apesar de parecer uma ótima ideia para conseguir limpar o seu console por completo, jamais desmonte sozinho o seu aparelho. Em primeiro lugar porque ao abri-lo, você coloca todas as peças internas à exposição de poeira e fatores que interferem no funcionamento. Até mesmo a luz pode ser prejudicial e causar danos no seu console.
Em segundo lugar, corre um grande risco de que você não saiba montar as peças corretamente. Um simples detalhe faz a diferença e pode fazer o seu aparelho parar de funcionar.
É por isso que aconselhamos procurar um técnico especializado se desejar uma limpeza mais eficiente e segura. O profissional está preparado para fazer esse serviço, garantindo que o seu Nintendo Switch continue com um bom desempenho.
3 – Utilizar fontes de ar para limpeza
Na tentativa de tentar tirar a poeira interna do seu Nintendo Switch, é possível que você pense na possibilidade de assoprar ou utilizar alguma fonte de ar, como secador, para isso.
Não aconselhamos esse tipo de limpeza, pois se o vento for um pouco mais forte vai acabar levando os resíduos para dentro, ao invés de retirá-los. Assoprar também não é recomendado, pois há grande chance de ir partículas de saliva junto com o assopro.