Shis

Raspberry Pi4 - Montagem de MediaCenter

Recommended Posts

Boa tarde galera, estou com esse projeto de montar um Media Center residencial de baixo custo, somente para uso na rede local. Já comprei o raspberry pi4, que atende a minhas necessidades quanto a hardware, visto que o mesmo não realizará transcode, tudo será feito pela Smart TV via rede local. Dois pontos que ainda não estão definidos:

1 - O SO que irei utilizar: Já pesquisei bastante sobre os SO's de mediacenter para RB, mas ainda não consegui decidir. Utilizo um SO linux e rodo PLEX ou KODI? Ou um SO próprio para mediacenter?

2 - Armazenamento: O RB tem um número limitado de portas USB (3 no total), e dificilmente suportará mais de 1 hd externo, além da possível necessidade de usar periféricos. Me aconselharam utilizar um Hub USB com alimentação externa que não seja retroalimentável, ou seja, não utilize o raspberry como fonte de energia. Nesse caso precisaria de uma sugestão de modelo/marca, pra que eu fique tranquilo em ligar meus hds externos. Existe a possibilidade também de se utilizar o HD com fonte, porém ocuparia mais pontos de tomada.

Enfim, aberto a sugestões! Quando tiver pronto compartilharei aqui no topico o projeto pronto e em funcionamento.

@Shis Não é a minha área, mas quero opinar rs.

1. Eu usaria um SSD de 1tb, facilmente encontrado na CHINA por 350 reais, como ele consome pouco, pode ligar diretamente na placa usando USB 3.0 (aqueles adaptadores).

Não vejo necessidade de usar entradas externas, se quer espaço, compre um SSD maior ainda, um de 2tb custa 700 e dá para fazer graça com ele.

• Curtir (+1) 1

🤖 Inscreva-se no meu canal do Youtube 🎮 

Sem-T-tulo-2.png&key=8af7d4b539ecb789652

SETUP: i7 8700k + WC Deepcool Captain 360 / Gigabyte Aorus z370 Gaming 5 / 16Gbs de Memória DDR4 HyperX RGB 2933MHz / GTX 1080 TI EVGA FTW3 ICX / Fonte 1000W EVGA G2 / SSD M.2. MP510 Corsair 250gb / 2 HD (1TB + 2TB) / Gabinete CM STORM Stryker / Mouse EVGA TORQ X5 / Headset Corsair Gaming Storm Void / Mousepad Razer BF4 / Teclado CM STORM Aluminum Mech / Monitor LG 29' Ultra Wide 

1 minuto atrás, 403 - Forbiddeen disse:

@Shis Não é a minha área, mas quero opinar rs.

1. Eu usaria um SSD de 1tb, facilmente encontrado na CHINA por 350 reais, como ele consome pouco, pode ligar diretamente na placa usando USB 3.0 (aqueles adaptadores).

Não vejo necessidade de usar entradas externas, se quer espaço, compre um SSD maior ainda, um de 2tb custa 700 e dá para fazer graça com ele.

É uma possibilidade. Meu receio é comprar um SSD que não preste kkk Como vai ser um sistema que ficará ligado 24h por dia fico com receio desses SSD "xingling" não aguentarem muito tempo. Ainda assim acha que compensa a usar um HD comum?

@Shis Depende. Eu estou de olho nessa modelo. 700 por 2TB! Quero colocar logo 2 no meu computador de trabalho.

Ele tem ótima velocidade e muita gente usa em computador para jogos, além de garantia mundial. Existem outras marcas estranhas, mas a faixa de preço é a mesma. Em um HD convencional, grande terá que usar uma gaveta com fonte externa, terá mais espaço (4TB investindo o mesmo valor), porém as chances de falhar é maior.

Já usei HD em gaveta, ele esquenta, ele pode tombar, etc etc. Se quer algo minimalista, o ideal é comprar tudo pequeno que não aquece muito.

• Curtir (+1) 1

🤖 Inscreva-se no meu canal do Youtube 🎮 

Sem-T-tulo-2.png&key=8af7d4b539ecb789652

SETUP: i7 8700k + WC Deepcool Captain 360 / Gigabyte Aorus z370 Gaming 5 / 16Gbs de Memória DDR4 HyperX RGB 2933MHz / GTX 1080 TI EVGA FTW3 ICX / Fonte 1000W EVGA G2 / SSD M.2. MP510 Corsair 250gb / 2 HD (1TB + 2TB) / Gabinete CM STORM Stryker / Mouse EVGA TORQ X5 / Headset Corsair Gaming Storm Void / Mousepad Razer BF4 / Teclado CM STORM Aluminum Mech / Monitor LG 29' Ultra Wide