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O básico do CS


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Intro

Seja bem-vindo ao cursinho básico de CS:GO. Pra você que está iniciando no competitivo ou você que já conhece o jogo mas é ruim pra car*lho. 

Noções básicas como o uso de cada arma, economia, situações de jogo... 

Pare de culpar seus companheiros de time pela sua incapacidade e seja um player melhor. 

Armas

Temos uma boa variedade de armas no CS:GO (mentira, tem pouca), mas é bom usá-las em situações e da forma correta.

  • Use SMGs para fazer dinheiro em rounds econômicos. Pode atirar andando, pulando. Procure encurtar distância
  • Use shotguns em situações e locais adequados (fechados)
  • Com os rifles de assalto, mire, pare a atire. Não adianta atirar correndo, porque a precisão fica praticamente nula. Mire na cabeça a vá descendo o recoil

Pistolas

  • USP-S / P2000 - Maior precisão, por isso tente manter a distância e atirar de forma controlada
  • Glock-18 - Melhor à curtas distâncias. Pule, corra, encurte a distância para atirar
  • P250 - Melhor custo benefício. $300 e pode matar com 1 tiro, mesmo com capacete, dependendo da distância
  • Tec-9 - Perfeita para aquele rush forçado. Alto firerate e poder de penetração
  • Five Seven - Parecida com a Tec-9 mas com pente e firerate menores. Ideal para curtas distâncias
  • CZ75-Auto - Se souber controlar o recoil, vai servir muito bem. Aconselho a usar somente de CT
  • Deagle - Difícil de domar, mas muito poderosa. Se acertar a cabeça, independente da distância e capacete, você mata

Pesadas

  • XM1014 - Ideal para segurar bombs fechados e alta recompensa por kills
  • MAG-7 - Pule e atire
  • Negev - A partida tá fácil, provavelmente é o último round e tá sobrando grana? Um lixo. Obrigado, Valve!

SMGs

  • UMP-45 - O maior dano entre as SMGs, mas com o menor pente
  • P90 - A rainha dos noobs. 50 balas no pente, ideal contra rushs. Mas se você só compra pra jogar em armado, desinstale o jogo

Rifles

  • AK-47 - Domine seu spray e GG
  • M4A1-S - Use para marcar locais com maior distância. Você não vai segurar um rush B na D2 com ela
  • AUG / SG 553 - Se você só joga com elas, também aconselho a desinstalar o jogo 

Economia

Economia no CS é uma coisa muito importante, já dizia Dilma Rousseff. Aprendendo a controlar bem a economia sua e de seu time, tenha certeza que seu jogo irá melhorar. Sendo assim, vamos ao básico do básico. 

Todo round ganho por matar o time inimigo ou pelo relógio (CT), todos do time ganham $3250. Todo round ganho por C4, sendo explodido (TR) ou defusado (CT), todos do time ganham $3500. E se o C4 for plantado mas defusado, o time TR ganha um bônus de $800. 

Quando o time perde um round pela 1ª vez, ganha $1400. Na 2ª vez, $1900. Na 3ª vez, $2400. Na 4ª vez, $2900. Do 5º round em diante, $3400. 

Por isso é bom ficar ligado no placar da partida. Se seu time ganhar 4-5 rounds seguidos, perder o próximo e logo em seguida ganhar, vocês resetaram a economia do inimigo. Então, se prepare para um rush (pistolas), um forçado bem sem vergonha ou um filho da p*ta marotado te esperando de Zeus. Compre pelo menos uma granada incendiária/molotov e HE para travar e punir o rush deles e verifique cada canto em que avançar. 

Tabelas de custo e recompensa das armas: 

Pistolas 

Arma..................Custo Recompensa

USP-S / P2000.......$200..........$300

Glock-18................$200..........$300

Dual Berettas..........$500.........$300

P250 .....................$300..........$300

5-7 / CZ75.........$500 $300 /......$100

Tec-9 / CZ75......$500 $300 /.....$100

Desert Eagle...........$700...........$300

R8 Revolver............$850...........$300

 

Pesadas

 

Arma......... Custo Recompensa

Nova............$1200........$900

XM1014........$2000........$900

MAG-7..........$1800........$900

Sawed-Off.....$1200........$900

M249............$5200........$300

Negev...........$5700........$300

 

SMGs

 

Arma.......Custo....Recompensa

MP9..........$1250.......$600

MAC-10..... $1050......$600

MP7...........$1700......$600

UMP-45......$1200.....$600

P90............$2350.....$300

PP-Bizon.....$1400....$600

 

Rifles

 

Arma..........Custo Recompensa

Famas.........$2250.........$300

Galil AR........$2000........$300

AK-47...........$2700........$300

M4...............$3100.........$300

SSG 08..........$1700........$300

AUG..............$3300.........$300

SG 553..........$3000.........$300

AWP..............$4750........$100

SCAR-20........$5000........$300

G3SG1...........$5000........$300

 

 

 

1º round (pistol)

CT

  • Compre colete, ou outra pistola e granadas ou até mesmo defuse
  • Não compre smoke, pois ela não vai segurar rush neste round

TR

  • Compre colete ou uma pistola e granada(s)
  • Se você nunca consegue matar alguém no pistol, dê preferência para comprar granadas. Smoke e duas flashs ou molotov e smoke. As flashs e smoke irão ajudar na entrada do bomb e o molotov vai ser útil para atrasar o retake dos CTs ou até mesmo evitar que o C4 seja defusado

 

2º round (anti-eco)

CT

 

Ganhou?

  • Dê preferência para SMGs (ou até mesmo shotguns, dependendo de onde você estiver marcando). Agora é hora de fazer dinheiro, e você vai ganhar $600 por cada kill de SMG e $900 de shotgun
  • Não recomendo comprar P90. Além de ser mais caro que um Rifle, você vai ganhar $300 por kill, e não $600 como na outras SMGs
  • Se possível, faça colete2. O inimigo estará com armas "fracas" e o capacete pode te salvar

Perdeu?

  • Compre colete1 e uma pistola melhor (P250, Five Seven/CZ ou Deagle). Se sobrar dinheiro, uma granada
  • Se você for awper e não quiser gastar toda sua grana, pode comprar somente uma P250. É o melhor custo benefício e não vai atrapalhar tanto sua economia. Mas evite fazer eco seco

TR

 

Ganhou?

  • Mesma coisa dos CTs: preferência para SMGs para criar uma boa economia e, se possível, colete2

Perdeu mas plantou?

  • Eco seco. Você vai deixar de comprar agora para poder comprar no 3º round
  • No máximo, uma P250, caso você tenha matado alguém no round anterior. Mas lembre-se que você vai precisar matar 2 CTs para conseguir lucrar. Se matar 1, não mudou sua economia mas tirou arma do CT. Se não matar ninguém, pode te faltar uma granada no próximo round

Perdeu e não plantou?

  • Mesma coisa dos CTs: colete1, uma pistola melhor. E se sobrar, alguma granada
  • Também, se for awper, uma P250 ou a mesma coisa de cima

BD58E02C9494AF70601D9C9FF36E50056C53AA97 Posso comprar uma M4/AK depois de ganhar o pistol?

 

Pode, mas além de gastar muito com a arma e ganhar pouco por kill ($300), você se arrisca a entregar uma arma importante logo de cara para o time inimigo. Perder o segundo round após ganhar o pistol é muito mais comum do que se imagina.

 

BD58E02C9494AF70601D9C9FF36E50056C53AA97 E por que tem TR que planta, perde e mesmo assim comprar tudo no 2º round?

 

São situações muito específicas. Ou esse time foi espancado no 1º half e não tem como fazer mais round eco, ou plantaram o C4 e só sobrou um CT pra defusar. Neste 2º caso, 4 CTs vão precisar refazer colete e irão comprar armas mais baratas. Sendo assim, o TR (com a grana extra do plant) pode fazer colete e SMG/Rifle. Não é aconselhado, mas vai na hora o que o time decidir.

 

BD58E02C9494AF70601D9C9FF36E50056C53AA97 Por que não fazer 2 rounds eco depois de perder o pistol?

 

Se você só comprou o colete, vai sobrar $150. Somando $1400 pelo 1º round perdido, você vai ter $1550. Somando $1900 pelo o 2º round perdido em sequência, você vai ter $3550. Somando $2400 pelo 3º round perdido em sequência, você vai ter $5850 para usar no 4º round (1º armado).

 

Se você gastar tudo no 2º round e ainda perder, vai ganhar os $1900 por perder, vai fazer o eco seco no 3º, ganhar $2400 e, na pior das hipóteses (se não matar ninguém), começar o 4º round com $4300. É uma diferença boa? Sim, mas é muito melhor arriscar a vitória do 2º round e quebrar a economia do outro time do que entregar 2 rounds de graça.

 

 

Dicas úteis e inúteis

Periféricos

  • Invista em periféricos de qualidade. Não é o mais caro que vai te fazer jogar melhor. Fone 7.1? Mouse 8000dpi? Teclado cheio de fru-fru? Besteira
  • Qual dpi e sensibilidade usar? Isso é pessoal. Mas não aconselho mais de 800dpi. Já a sensibilidade, ache um meio-termo entre sua movimentação e spray. Uma sensibilidade muito alta pode te ajudar a mirar e movimentar melhor, mas cagar todo seu spray. Também, uma sensibilidade muito baixa pode deixar seu spray mais fácil, mas te fazer "remar" muito e se enrolar todo na movimentação
  • Microfone. Se você não tem um microfone, não jogue competitivo. Deixar de passar informações úteis para seus companheiros vai estragar o seu e o jogo dos outros
  • Qual resolução devo usar? Isso também é pessoal. Dê preferência para a performance, alto FPS. Se seu PC é limitado, use uma resolução mais baixa
  • Normal, black bars ou stretched? Também é pessoal. Na resolução normal (16:10 ou 16:9) você tem um maior campo de visão. Com black bars (4:3) você perde esse maior campo de visão, mas se concentra mais na tela, por ser menor
  • Use binds para compra de armas principais e granadas. Isso te economiza tempo no início do round

Situações de jogo

  • De CT, definam a posição de cada um. Se ver que mesmo assim um retardad0 está indo marcar junto ontem já está "cheio", mude você de posição. No próximo round, avise e troque
  • De TR, combinem uma estratégia no começo ou trabalhem e decidam durante o round
  • Sempre avise onde está indo. Seja de CT ou TR
  • Morreu? Passe informação daquilo que você viu. Onde aconteceu, localização, quantidade de inimigos, arma(s)...
  • Já passou as informações necessárias aos companheiros? Agora cala a boca. É a vez dele de jogar. Ficar falando, mesmo que seja sobre a situação, vai atrapalhar mais do que ajudar. Não fique narrando a performance do seu companheiro
  • Não comece o round jogando todas as suas granadas. Use-as com consciência. Um molotov ou HE numa situação de afterplant é mais do que bem-vindo
  • Use a tecla SHIFT. Não saia cavalgando e denunciando sua posição. Muito menos denunciando a posição do seu companheiro!
  • Seja um bom teammate. Não fale bosta ao seu companheiro por um erro. Incentive o time em situações difíceis. Xingar os companheiros não adiantar nada. Pode acontecer tanta coisa do outro lado e beneficiar vocês. Mas se o time ficar abatido, acabou a partida
  • Nunca jogue o C4 no chão quando o time estiver pronto para entrar no bomb ou quando souber que há um inimigo por perto. Ele vai ouvir o barulho e chamar backup. Se estiver com o C4 e for o primeiro a dar a cara, jogue "encostado" em seu companheiro, para que ele pegue o C4 sem fazer barulho
  • Tente designar uma tecla/botão para cada granada. Ficar ciclando granadas vai fazer barulho, denunciar sua posição e você pode acabar se confundindo e jogando a granada errada
  • É clutch? SEGURE SHIFT ATÉ O INIMIGO DESCOBRIR SUA POSIÇÃO. Não recarregue (só se tiver certeza que o inimigo está longe), não puxe granada (mesma situação de recarregar)... Agora é hora de focar, não fazer barulho, escutar tudo. Se alguém de casa pedir socorro, ignore
  • É afterplant e você é TR? Use o tempo a seu favor. Você não precisa matar o(s) CT(s). O simples fato de ficar atrapalhando ele tentando defusar, pode te garantir o round
  • Round armado e a grana tá curta de CT? Dê preferência para colete1 e kit em vez de colete2. Você vai gastar $50 a mais, mas os 5 segundos de diferença podem ser cruciais. Seu capacete é inútil contra um tiro de AK. Mas lembrando, somente em rounds que você tem certeza que é armado
  • Não entre no bomb de peito aberto. Use suas granadas. Uma smoke para cobrir a visão do CT, uma flash para cegar, um molotov para tirar o CT de posição... E sempre, SEMPRE, avise seus companheiros
  • Saiba quando usar a faca. Início de round, após atirar e fugir... Não ande com a faca na mão simplesmente por andar. Você pode dar de cara com o inimigo, e até puxar a arma, já vai estar lamentando. A pistola te permite uma velocidade próxima e também a reação com poder de fogo
  • Não fique perdido no mapa, mongando, enquanto seus companheiros estão decidindo uma entrada. Mire num lugar, cubra as costas deles, faça a função de lurker

Glossário e acrônimos

  • Afterplant: Período após o C4 ser plantado
  • Away: Jogador ausente. Geralmente cumprindo uma tarefa da mãe
  • Awper: Jogador de AWP
  • Backup / back: Solicitação de reforço do CT para aquela área
  • Bangar: Atirar uma flash ou ato sexual
  • Boludo: O lixo que fala espanhol e acaba com seu jogo
  • Bombsite / bomb: A ou B. Os lugares de plantar o C4
  • C4: Bomba que os terroristas precisam plantar
  • Camper: Jogador com o teclado quebrado
  • Clan: Seu time, equipe
  • Clutch: Situação sob pressão onde você está sozinho contra o(s) inimigo(s)
  • Colete1: Colete (B-5-1)
  • Colete2: Colete e capacete (B-5-2)
  • Comp: Partida competitiva
  • Cover: Solicitação de proteção para vigiar determinada área (geralmente costas)
  • CT: Contra-terrorista(s)
  • D2: Mapa de_dust2
  • Deagle: Desert Eagle (B-1-5)
  • Death: Morte morrida
  • Defuse: Kit defuse (B-5-4)
  • Defusar: Desarmar o C4
  • DM: Deathmatch (mata-mata)
  • Drop: Dar ou receber uma arma
  • Eco: Round econômico
  • Eco seco: Não compra nada, p0rra!
  • Entry: O TR que sempre entra primeiro no bomb (geralmente o que se fode)
  • Firerate: Poder de fogo (velocidade)
  • Flash: Aquela granada que você usa pra cegar os amigos e inimigos
  • Forçado: Round onde o dinheiro não é o suficiente mas todos compram o que pode
  • GG / GGWP: Good Game / Good Game Well Played
  • HE: Granada explosiva (B-6-4)
  • Kit: Kit defuse (B-5-4)
  • Kill: Morte matada
  • Lag: Conexão travada causada pela sua internet bosta
  • Lancheira: Forma carinhosa como os pratas chamam o C4
  • Lurker: Famoso costinha. Cuida da retaguarda e pune o avanço do CT
  • Mata pombo: SSG 08 (B-4-3)
  • Miado: Inimigo que tomou dano ou que está com pouca vida
  • Ninja: Aquele defuse maroto mesmo com TR(s) vivo(s) vigiando o bomb
  • Noob: Jogador que não sabe o básico do básico do CS
  • Pistol: Pistola ou 1º e 16º round da partida
  • Pistolete: Pistola + Colete1
  • Player: Jogador
  • Retake: Situação onde os CTs precisam retomar o bomb dos TRs e defusar o C4
  • Rifle: Rifles de assalto (B-4)
  • Rush: Aquela correria contra o inimigo ou a banda canadense
  • Shoowzinho: Estudante do cursinho básico de CS
  • SMG: Submetralhadora (B-3)
  • Smoke: Granada de fumaça (B-6-5)
  • Spray: Padrão de "desenho" formado pelo impacto dos projéteis em modo automático
  • Teammate: Companheiro de time
  • Teco: Auto sniper (SCAR-20 e G3SG1)
  • TK (teamkill): Matar ou causar dano no companheiro de equipe
  • Tóxico: Jogador que só fala bosta e atrapalha o time (90% dos AKs)
  • TR: Terrorista(s)
  • Walk: Andar (shift) sem fazer barulho
  • Xiu: Cala a boca e não faz barulho
  • Zé plantinha: Jogador pilantra que só entra no bomb quando está limpo

Considerações finais

Tutorial básico do básico mas que pode ajudar quem está iniciando no cs e quer ser competitivo um dia.

Créditos:

Azor'

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