Ir para conteúdo

Manual do Iniciante de CSGO


Posts Recomendados

1. Conceitos Básicos do CSGO: Nunca joguei, estou perdido!

O CS é tão popular no Brasil que muitas pessoas acham que todos já nascem sabendo como desarmar uma bomba ou trocar de arma. Até achamos estranho quando lemos no chat do jogo: “Qual botão aperto para comprar?”.

Se você se identificou com a pergunta acima, fique tranquilo que vamos dar uma introdução básica do jogo para você. Novamente, lembramos que essa seção do guia pode ser muito básica para você. Se for o caso, pedimos que avance para a próxima parte.

5.png

1.1 Como comprar Armas e Equipamentos (Tecla B)?

Para comprar, primeiramente você precisa entender que no CS:GO só é possível comprar em determinadas áreas. Essas áreas são geralmente onde você nasce (faz respawn), na base do seu time. No Mini-Mapa, essas áreas estão demarcadas, próximas a base de cada time, como na imagem abaixo.

88e93d_a53452d8591e4bb887685963dcd37010.

Se você for CT, você não poderá comprar na área de Terrorísta, e vice-versa.  Ao lado do seu dinheiro (abaixo do Mini-Mapa), fica um carrinho de compra verde, que também sinaliza quando você pode fazer uma compra. Além disso, você tem um tempo limite de 20 segundos (em partidas competitivas) para fazer suas compras. Estando dentro da área de compra e no tempo limite, o comando para abrir a loja é a tecla “B”. A cada rodada do jogo você poderá fazer novas compras.

5.png

1.2 Qual é o Objetivo do Jogo?

No CS:GO, existem 2 Equipes: Contra-Terroristas (CT) e Terroristas. Ao iniciar a partida, você deve escolher uma das duas equipes. O objetivo de cada equipe é diferente durante o jogo.

 

Contra-Terroristas: Você deverá eliminar todos os Terroristas da equipe adversária e evitar que eles implantem a bomba. Caso eles consigam implantar a bomba, o seu objetivo passa a ser desativar essa bomba. Você terá 45 segundos para fazer isso (em jogos competitivos).

 

Terroristas: Você deverá eliminar todos os CTs da equipe adversária ou implantar a bomba e garantir que ela exploda. Após implantada, a bomba irá explodir em 45 segundos. Em todos os mapas existem sempre 2 áreas para implantar a bomba, as chamas Zonas A e B, ou B1 e B2.

5.png

1.3 Modos de Jogo

Ao clicar em jogar no menu inicial do CS:GO, você vai se deparar com alguns modos de jogo diferentes: Mata-Mata, Corrida Armada, Demolição, Casual e Competitivo.

Mata-Mata: Todos os jogadores nascerão em locais aleatórios do mapa. Como o nome já diz, o objetivo é matar. Você deve matar mais que os outros jogadores. A equipe vencedora será aquela que tiver o jogador com maior número de abates. Ao morrer, você renascerá logo após alguns segundos e poderá escolher qualquer arma do jogo. É um ótimo modo para treinar sua pontaria e armas novas.

Corrida Armada: Nesse modo você começará no nível 1 e ao eliminar os adversários, receberá experiência para subir os níveis. A cada nível alcançado, você receberá uma arma nova para usar. O seu objetivo é alcançar o nível 16, quando receberá a Faca Dourada. A equipe vencedora é aquela que conseguir o primeiro abate com a Faca Dourada.

Demolição: É uma partida de 20 rodadas. A equipe vencedora será aquela que ganhar 11 rodadas primeiro. Para ganhar uma rodada, sua equipe deve eliminar todos os jogadores da equipe adversária ou desarmar a bomba (se for CT) e explodir a bomba (se for Terrorista). A cada abate, você receberá uma arma diferente para jogar.

Danger Zona/Battle Royal (Adicionado recentemente):  Chamado de Danger Zone, o modo de sobrevivência já está disponível para jogar, basta baixar o CS:GO na conta Steam. A partida irá comportar um total de 16 jogadores se o usuário jogar sozinho e 18 caso opte por entrar em dupla ou trio com amigos.

Assim como outros Battle Royales no mercado, o de Counter-Strike não é muito diferente. O jogador cairá em um mapa lotado de itens, mas também de perigos e o último a ficar de pé é o grande vencedor da partida. No entanto, já podemos notar algumas novidades no game, como missões secundárias de salvar reféns e mais. Além disso, itens novos - como o de cura - foram adicionados.

Quem participar do novo modo do CS ainda pode ganhar um prêmio. Segundo a Valve, os jogadores que atingirem 250 de experiência no Battle Royale até o dia 9 de janeiro ganharão uma skin Souvenir da MP5, chama de Lab Rats.

Casual e Competitivo: Esse dois modos funcionam com a regra clássica do CS:GO que foi explicada acima no “Objetivo do Jogo”. No modo competitivo, você receberá pontos para subir no ranking do jogo, as chamadas patentes. Tome cuidado, nesse modo, tiros desferidos contra companheiros de equipe poderão mata-los. Segue abaixo a lista de patentes do CS:GO.

88e93d_e1e3ac5e2ca44d3bbdced3d7c276f372.

5.png

1.4 Lista de Comandos Básicos

Comprar - B

Andar – A, W, S, D

Andar Devagar - Shift

Abaixar – Ctrl

Pular – Barra de Espaço

Placar - Tab

Trocar Armas – Scroll do Mouse ou 1, 2, 3, 4...

Troca Rápida de Arma - Q

Falar no Microfone – K 

Recarregar – R

Desarmar Bomba – E

Largar Arma – G

Mensagem para Equipe - U

Mensagem para Todos – Y

5.png

2. Configuração do Jogo

Antes de treinar, é muito importante que você esteja confortável com as configurações do jogo. Então vá até as Configurações do Jogo e Mouse e Teclado no jogo e configure as opções do jogo de acordo com o seu gosto.

88e93d_e523983ffc4e4c9e824a56becd60de87.

Você pode configurar o estilo e a cor de sua mira, a posição do mini-mapa e até o tamanho da interface. Vá testando as opções até achar a melhor configuração que se encaixa no seu jogo.

Talvez a configuração mais importante que você faça é a de sensibilidade do mouse, por isso configure com atenção. Não existe a sensibilidade ideal, ela varia de pessoa para pessoa e ainda pode variar de mouse para mouse.

Para encontrar a sua sensibilidade ideal, encontre um ponto fixo no mapa. Então, se movimente tentando manter a sua mira nesse ponto escolhido. Aumente e diminua a sensibilidade de forma a encontrar a mais fácil de fazer essa tarefa.

Geralmente uma sensibilidade muito alta dificulta muito você acertar alvos de longa distância e facilita acertar alvos em curta distância, por ter muita mobilidade e pouca precisão. Já baixas sensibilidades é o contrário. Portanto, você deve tentar encontrar uma sensibilidade intermediária.

5.png

3. Dicas para atirar melhor no CS:GO

Uma das coisas mais difíceis de novos jogadores se acostumarem quando começam a jogar CS:GO é atirar da maneira correta. Jogadores de outros jogos de FPS estão muito acostumados em atirar em movimento para dificultar os adversários de acerta-los. No CS:GO essa movimentação também vai existir, porque se não você será um alvo muito fácil, mas essa movimentação será diferente.

No CS:GO você deve sempre atirar parado. Durante as partidas você deve perceber que os seus tiros em movimento nunca acertam o inimigo. Muitas vezes você pensa: “Não é possível, a mira estava na cabeça do inimigo e ele não morreu”. Isso acontece, porque no CS:GO a sua mira abre quando você está em movimento. Portanto o seu tiro pode sair para qualquer lado e sem precisão. Faça o teste e ande observando sua mira. Você vai perceber que ela aumentará em movimento e não terá foco. Por isso, sempre atire parado. Treine sua movimentação para não ser um alvo estático para os seus adversários, mas acostume-se a sempre parar para atirar. Você vai perceber que os seus tiros serão muito mais precisos.

Preste atenção também no Recoil da sua arma. O Recoil nada mais é do que o “tranco” que sua arma dá após um tiro. Perceba que após atirar, sua arma nunca fica no mesmo lugar. Faça um teste e descarregue toda sua munição em uma parede, sem tirar o dedo do mouse. Você vai ver que nenhum tiro vai sair no mesmo lugar. A razão por trás disso é o recoil. Para os seus tiros saírem precisos, você deve controlar esse tranco da sua arma.

88e93d_cd63406d96024cc381192daa46ddde04.

Para isso, você precisa conhecer o recoil da arma que está usando. Então, pegue sua arma e como sugerido acima, descarregue toda sua munição em alguma parede, sem tirar o dedo do mouse. Você vai ver que as balas formarão um “desenho” na parede. Se você repetir o processo várias vezes, vai perceber que esse “desenho” será praticamente igual sempre. Você identificará o recoil da sua arma assim. Então, se você perceber que sua arma vai para baixo após um tiro, você deve controla-la para cima, ou seja, controlar o mouse para cima, após um tiro. Ler isso parece muito mais simples do que realmente é. Na pratica é muito mais difícil de fazer. Por isso, como tudo na vida, você deve treinar, incansavelmente, até aprimorar sua técnica.

Outro ponto importante, é de evitar segurar o botão de atirar em um combate. Como vimos no teste acima, ao dar vários tiros seguidos, sua arma fica totalmente sem controle nos últimos tiros. Portanto, é recomendado que você dê no máximo 3 tiros por vez. Evite mais do que isso, a não ser que você esteja quase colado ao seu adversário, pois nesse caso praticamente todos os tiros vão acertá-lo, de qualquer jeito.

5.png

4. Mire sempre na cabeça!

Sempre mantenha sua mira posicionada na altura da cabeça dos adversários. Evite ficar olhando para o chão ou para o céu. O motivo disso é óbvio, acertar a cabeça é a região que mais tira dano. Você precisa de apenas um tiro na cabeça para eliminar o seu adversário, enquanto no corpo, você precisará de alguns disparos, que podem custar sua vida.

5.png

5. Conheça os mapas

88e93d_1778aaf00f344236a9dc5f3b604b62bb.

Conhecer os mapas é essencialpara você jogar melhor CS:GO. Quando estamos começando a jogar, não temos noção nenhuma dos mapas e andamos aleatoriamente até encontrar nossos alvos. O que geralmente acontece? Na maioria das vezes somos pegos de surpresa por estarmos fora de posição.

Isso é natural que aconteça no começo, afinal, ninguém nasce conhecendo todos os mapas do jogo. Mas ao longo do tempo, passamos a conhecer o mapa e identificamos a melhor maneira de se movimentar pelo mapa que nos deixará menos expostos. Passamos inclusive a prever de onde nossos adversários vão aparecer para surpreendê-los.

Conhecer bem cada mapa do jogo te dá uma vantagem enorme sobre grande parte dos outros jogadores, pois você está sempre um passo a frente. Por isso, invista seu tempo pesquisando e estudando os mapas do CS:GO.

5.png

6. Acompanhe Campeonatos e Streams

Uma das melhores maneiras de aprender sobre o jogo é acompanhando campeonatos e assistindo streams. Nunca ache que você aprenderá tudo sozinho, apenas jogando. Ou se isso acontecer, irá demorará anos para aprender. Campeonatos e Streams são ótimas maneiras de você aprender com outros jogadores técnicas, posicionamentos e estratégias. Tente assisti-los de maneira crítica, sempre analisando as decisões dos jogadores e se for necessário anote para assimilar melhor os conhecimentos.

5.png

7. Treine Muito

Nenhuma dica que você leia na internet fará milagre. Você deve treinar incansavelmente todos os pontos que foram citados nesse guia. Dificilmente você dominará essas técnicas do dia para noite. Mas com a prática todos podem jogar melhor, basta ter persistência.

5.png

8. Divirta-se

Essa dica vale para qualquer nova atividade que queremos aprender e principalmente em jogos online. Muitas vezes nós esquecemos o porquê de estarmos jogando, que é se divertir. No começo é natural você perder a maioria dos jogos e não consiga matar ninguém. Mas você não deve se frustrar e desistir. Jogue para se divertir e não para ser o melhor.  Com a prática os resultados aparecerão e você jogará cada vez melhor. Por isso aproveite o jogo, CS:GO pode ser muito divertido!

 

Créditos:

zMitico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Dias Populares

Mais Ativos no Tópico

Dias Populares

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras