xandytjp

Google Drive: 10 Dicas para ser mais produtivo

Recommended Posts

Google Drive: 10 Dicas para ser mais produtivo


Quase todos os usuários do Google tem acesso ao Google Drive. Mas o que poucos sabem é dos recursos valiosos que essa ferramenta gratuita oferece. Segue abaixo um vídeo que me ajudou bastante, mostrando 10 recursos do Google Drive para aumentar nossa produtividade.  

 

  • Curtir (+1) 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Bruno Silva
      Olá, segue um tutorial de como copiar arquivos com o rclone e salvar os comandos em arquivo .BAT, isso é útil pra agilizar backups que vocês façam entre drives do Google,  porque sempre que você subir arquivos novos no seu drive principal, basta executar o script que em poucos segundos todos eles serão copiados para os seus drives de backup.
      Mas antes de tudo, uma explicação, pra quem não sabe o rclone é um programa open source de linha de comando usado para gerenciar arquivos armazenados na nuvem, ele suporta uma variedade de provedores, dentre eles Google Drive, OneDrive, Mega e muitos outros, ele é capaz de fazer cópia, sincronização, montagem e criptografia de arquivos, além de outras funcionalidades. Para quem quiser saber mais, visitem o site oficial, é bem documentado e explica bem tudo que ele pode fazer.
       
      1 - Baixe o rclone pelo link abaixo, extraia os arquivos e renomeie a pasta como 'rclone' para facilitar.
      Rclone v1.52.1: https://downloads.rclone.org/v1.52.1/rclone-v1.52.1-windows-amd64.zip
       
      2 - Dentro da pasta do rclone, pressione Shift + clique com o botão direito do mouse e escolha "Abrir janela de comando aqui".

       
      3 - Nessa parte é onde você adiciona quais as contas que serão usadas para fazer as cópias, no meu caso eu vou adicionar 1 Gsuite e mais 2 Drives de Equipe, então nesse caso tem que criar 3 "remotes" como são chamados no rclone, anotem o nome que derem pra eles, porque são esses nomes que você usa ao definir o comando de cópia, e não esqueçam também que pra cópia funcionar direito a conta principal precisa estar adicionada nos drives de equipe para assim ela ter acesso e poder transferir os arquivos.
       
      Adicionando a conta Gsuite (principal) no rclone:
      Digite rclone config e preencha seguindo essa sequência: n > nome_do_remote > 13 > ENTER > ENTER > 1 > ENTER > ENTER > n > y > n > y
      Vai chegar uma hora que você será redirecionado para autorizar o rclone no navegador, basta fazer login com a conta que você quer adicionar e dar permissão.

      Para adicionar Drives de Equipe, o procedimento é quase o mesmo, apenas mude o nome do remote e logue com a mesma conta, e quando for perguntado no final se deseja adicionar como drive de equipe, digite Y e escolha o número referente à ele nas opções que aparecer.

       
      4 - Copie os comandos abaixo, cole no bloco de notas, em 'Tipo' selecione Todos os arquivos, dê o nome que quiser e salve com a extensão .bat dentro da pasta do rclone.

       
       
      Explicação dos comandos:
      rclone copy Gsuite:FILMES Drive1:FILMES = Copia todos os arquivos da pasta FILMES do drive Gsuite (conta principal) para a pasta FILMES do Drive1 (Drive de equipe 1).
      rclone copy Gsuite:FILMES Drive2:FILMES = Copia todos os arquivos da pasta FILMES do drive Gsuite (conta principal) para a pasta FILMES do Drive2 (Drive de equipe 2).
      --drive-server-side-across-configs = Faz a cópia pelo lado do servidor, usando a velocidade dos servidores Google e não seu upload local.
      --ignore-existing = Faz uma checagem e ignora todos os arquivos já existentes no destino aos realizar cópias.
      -P = Mostra detalhes da transferência (Velocidade, arquivos sendo copiados etc)
      -v = Imprime mais coisas na tela.
      --log-file=ArquivosCopiados_Log.txt = Salva todo o processo das cópias em um arquivo de texto, útil para controle e checagem de erros.
      "echos" = Usados apenas para dar uma limpa no prompt, mostrando somente o que interessa e fazer algumas quebras de linha.
      pause = Colocado para impedir o prompt de fechar, se você testou e já viu que tudo está funcionando direito pode removê-lo.
      OBS:Lembrando que Gsuite, Drive1 e Drive2 foram os nomes dados no rclone ao adicionar as contas.
      OBS²:Se a pasta que você for copiar tiver espaços no nome dela, basta usar aspas duplas. Ex:"Gsuite:FILMES 2020"
      Então, é isso, modifiquem o script, mudando onde é necessário (nome dos drives, pastas...) e testem, se tudo correu bem a cópia ocorrerá em segundos ou minutos já que não está usando a velocidade da sua internet pra isso.
       
       
       
    • By Bruno Silva
      Copiando arquivos do Gdrive com o Rclone e agilizando backups
      Olá, segue um tutorial de como copiar arquivos com o rclone e salvar os comandos em arquivo .BAT, isso é útil pra agilizar backups que vocês façam entre drives do Google,  porque sempre que você subir arquivos novos no seu drive principal, basta executar o script que em poucos segundos todos eles serão copiados para os seus drives de backup. Mas antes de tudo, uma explicação, pra quem não sabe o rclone é um programa open source de linha de comando usado para gerenciar arquivos armazenados n Autor Bruno Silva Categoria Softwares | Downloads | Uploads Enviado 18-06-2020 17:33 Atualizado 18-06-2020 23:12  
    • By Chakal
      Como proteger o acesso ao Google Drive com o Touch ou Face ID
      Importante Para usar esse recurso de proteção do Google Drive é necessário possuir um iPhone 5s ou outro aparelho da Apple mais recente com o Touch ou Face ID devidamente configurado no iOS. Aqui, vale notar, o procedimento abaixo protege o acesso a seus arquivos apenas no iOS, ou seja, o acesso a eles realizado por meio de computadores ou outros celulares e tablets não exigirá esta autenticação.   Como proteger o acesso ao Google Drive com o Touch ou Face ID O processo para Autor Chakal Categoria Mobile (iOS / Android) Enviado 15-05-2020 09:02  
    • By Chakal
      Importante
      Para usar esse recurso de proteção do Google Drive é necessário possuir um iPhone 5s ou outro aparelho da Apple mais recente com o Touch ou Face ID devidamente configurado no iOS. Aqui, vale notar, o procedimento abaixo protege o acesso a seus arquivos apenas no iOS, ou seja, o acesso a eles realizado por meio de computadores ou outros celulares e tablets não exigirá esta autenticação.
       
      Como proteger o acesso ao Google Drive com o Touch ou Face ID
      O processo para ativar a nova função do Google Drive é bem simples de ser realizado e pode ser desativado a qualquer momento que você julgar necessário. Confira:
       
      1. Acesse a App Store e baixe a última versão do Google Drive. Caso já tenha ele instalado em seu aparelho, apenas atualize-o;
      2. Abra o Google Drive normalmente e realize o login em sua conta;

       
      3. Toque no ícone representado por “três linhas” e vá em “Configurações”;

       
      4. Agora, na nova tela, toque em “Tela de privacidade” e ative a sua chavinha. Caso a opção “Tela de privacidade” não apareça, feche o processo aberto do “Google Drive” no iOS e abra novamente o aplicativo ou reinicie o aparelho;

       
      4. Se julgar necessário, você ainda pode definir o “atraso” com que o Touch ou o Face ID deve ser solicitado para não ter que fazer a autenticação toda vez que abrir o app.

       
      A partir desse momento, após ter realizado a configuração acima, na próxima vez que o Google Drive for aberto, ele solicitará uma autenticação para que os seus arquivos possam ser acessados. Caso queira desativar a nova função, basta seguir o passo a passo descrito acima e desabilitar a chavinha da "Tela de privacidade”.

       
      Pronto! Agora, você já sabe como proteger o acesso a seus arquivos do Google Drive no iOS com o Touch ou Face ID.
       
    • By Chakal
      PS4 não conecta na internet
      1. Verifique sua conexão com a Internet
      Você pode achar difícil de acreditar, mas muitos usuários que relatam a falta de conexão Wi-Fi estão na verdade com problemas na sua rede. 
      Verifique se seus outros dispositivos conectados à sua internet têm boa conexão. Se nenhum deles tiver boa conexão, o problema provavelmente será o seu Wi-Fi. Tente entrar em contato com sua operadora para verificar isso.
      2. Tente via cabo Ethernet
      Se o seu Wi-Fi está com problema, mas dispositivos ligados via cabo Ethernet estão funcionando, pode ser um problema de configuração de Wi-Fi. Tente conectar seu PS4 via cabo, e teste novamente. Caso funcione, você precisará configurar corretamente seu roteador. Caso não saiba como fazer isso, chame um técnico de informática.
       
      3. Tente ativar a rede de visitantes do seu roteador
      Isso parece estranho, mas já funcionou para algumas pessoas. Se você tem um modelo original PS4, ele só pode se conectar à banda de 2,4 GHz no seu roteador. O mais novo PS4 Slim e o PS4 Pro podem usar bandas de 2,4 GHz ou 5 GHz.
      Certos roteadores combinam as duas bandas em um SSID. Se você receber um erro em seu PS4 que o sinal é muito fraco, tente habilitar a rede de convidado em seu roteador e conecte o PS4 à ela. Para isso, você precisará abrir o aplicativo Navegador da Web e inserir o código de acesso do convidado antes de se conectar.
       
      4. Aproxime seu PS4 do roteador
      Se o seu PS4 estiver longe do seu roteador, e você não tem como tentar a conexão via cabo Ethernet, tente usar seu console o mais próximo possível do roteador, e veja se isso melhora alguma coisa.
       
      5. Desconecte outros dispositivos da rede
      Uma conexão de internet lenta pode ser a causa do problema. Tente desligar todos os outros consoles de jogos, smartphones, computadores e outros aparelhos da sua rede, além de dispositivos como microondas também.
      Fazer o download de arquivos no seu computador ou fazer streaming de vídeo em seu telefone também pode deixar a internet lenta e prejudicar a conexão do PS4.
       
      6. Reinicie seu roteador e seu PS4
      Reiniciar seu roteador e o playstation 4 geralmente corrigem a maioria dos erros! Faça uma reinicialização, desligando-a e removendo a fonte de alimentação. Aguarde 10 segundos e conecte-o novamente.
      Antes de ligar seu PS4, verifique se o seu roteador está desligado. Ligue o seu PS4 e, em seguida, o seu roteador.
       
      7. Altere configurações de DNS (erro CE-33986-9)
      O erro CE-33986-9, que também é conhecido como 'loop de proxy infinito', ocorre mais comumente do que você imagina. Se esse é o seu problema, siga os passos abaixo:
      Vá para o menu XMB > Configurações > Rede > Configurar conexão com a Internet. Lá você terá que selecionar o WiFi ou o cabo LAN com fio. Selecione a opção 'Custom' (Personalizar) e, em seguida, selecionar a rede WiFi. Você verá um campo onde você terá que digitar a senha da sua rede WiFi. Se você já estiver usando esse WiFi em seu PS4, a senha será salva automaticamente e você não precisará digitá-la novamente. Depois de digitar a senha, você precisa selecionar 'Automática' nas Configurações do Endereço IP. Você não deve usar o nome do host DHCP, mude para 'Manual' nas configurações de DNS e inserira os seguintes servidores nos campos DNS primário e DNS secundário: 
      DNS primário: 8.8.8.8
      DNS secundário: 8.8.4.4 Depois de definir o DNS, você deve clicar em "Avançar" e selecionar "Automático" nas configurações da MTU. Você não deve usar nenhum servidor proxy. Teste a conexão com a Internet. Se ainda não funcionou, você pode tentar os seguintes servidores nas configurações de 
      DNS:
      DNS primário: 208.67.222.222
      DNS secundário: 208.67.220.220
       
      8. Atualize o sistema em modo de segurança
      Às vezes, o pacote de atualização do sistema está fazendo com que o problema do Wi-Fi não funcione, e a atualização mais recente pode ajudá-lo a solucioná-lo. Aqui está o que você pode fazer: 
        O modo de segurança pode causar perda de dados, portanto, sempre faça backup dos seus dados em um disco rígido externo. Esse método é arriscado, portanto, você estará pondo sua própria conta e risco.  1) Pressione o botão liga / desliga no painel frontal para desligar seu PS4. Você verá a luz piscando algumas vezes antes de sair. 
      2) Pressione e mantenha pressionado o botão liga / desliga até ouvir o segundo bipe: o primeiro bipe significa que seu PS4 está ligado, o segundo bipe significa que ele está no modo de segurança. 
      3) Pressione o botão PS no controle. 
      4) Selecione Atualizar o software do sistema 
      5) Você deve ver agora o processo de download. Você não precisa fazer nada, apenas esperar até que o arquivo do sistema termine de atualizar e seu PS4 se reinicie. 
       
      9. Desative o servidor de mídia
      Embora soe estranho, desativar o servidor de mídia corrige o problema de conexão Wi-Fi para muitos usuários. Se você quiser experimentar essa opção, veja como fazer: 
      No seu menu PS4, à direita, selecione o menu Configurações; Acesse a Rede.  Clique em Media Server Connection e desative o servidor de mídia.  Se nenhuma dessas soluções resolveu o problema, você deve chamar um técnico de informática e pedir que ele redefina o seu modem.