Diego Albuquerque

Adoção do 5G está sendo muito mais rápida que o 4G e 3G

Recommended Posts

Embora alguns usuários tenham a sensação de que o 5G tem sido adotado de forma lenta e burocrática, os dados de uso da nova rede móvel mostram o contrário. O 5G já é muito mais usado, desde que foi lançado, do que eram o 4G LTE e o 3G quando essas tecnologias completaram o mesmo tempo de lançamento comercial.

17,7 milhões de conexões 5G

De acordo com a 5G Americas, que utilizou dados fornecidos pela companhia Omdia, até o final de 2019, havia 17,7 milhões de conexões 5G em todo o mundo.

Parece pouco, se compararmos esses números com as 5,3 bilhões de conexões 4G em uso no momento. No entanto, o número de conexões 5G cresceu 329% do terceiro para o quarto trimestre de 2019. Além do mais, o 4G já está em operação há 10 anos.

Fonte: Unsplash/Mika Baumeister/Reprodução

Adoção do 5G é mais rápida do que parece

O 4G LTE foi lançado comercialmente no último trimestre de 2009 e, inicialmente, alcançou somente mil usuários na Europa Ocidental. Um ano depois, no final de 2010, a rede tinha somente 23.250 clientes em todo o mundo. Para chegar às 17,9 milhões de conexões, o 4G precisou de aproximadamente dois anos e meio de operação.

Já a adoção do 3G e do 2G foi ainda mais lenta. Este último só atingiu 18 milhões de conexões em dezembro de 1995, 14 trimestres após ser lançado comercialmente.

De qualquer forma, o crescimento do 5G terá que obedecer a algumas limitações, o que significa que a nova tecnologia ainda está longe de se tornar padrão.

Para que essas comparações sejam mais justas, temos que considerar o número de aparelhos celulares em uso quando cada uma dessas redes foi lançada. Obviamente, na era do 5G, temos muito mais celulares em operação do que quando o 2G, o 3G e o 4G começaram a operar.

4G continua a crescer

De acordo com alguns especialistas, o 5G não deve se tornar padrão mundial de conexão móvel antes de 2025. Em contrapartida, o 4G LTE continuará crescendo. A previsão é de que o número de conexões 4G suba de 5,3 bilhões para 5,9 bilhões até o final de 2020.

Share this post


Link to post
Share on other sites

31 minutos atrás, Samuka19 disse:

Eu ja vi testes com essa nova tecnologia 5g e cara é super rápida me surpreendi de verdade 

Pois é? breve vai está disponível no Brasil, já temos aparelhos em 5G porém não existe sinal com essa nova tecnologia no Brasil por enquanto

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.