Vozes produzidas por inteligência artificial (IA) podem ser utilizadas em jogos, de acordo com um novo acordo assinado pelo SAG-AFTRA e a empresa especializada em geração de discursos por voz, Replica Studios.
Você pode se lembrar que no ano passado o SAG-AFTRA e outra organização sindical lideraram uma greve geral de atores e dubladores. Pouco depois do início das greves, o SAG-AFTRA permitiu que os profissionais que trabalham com jogos se juntassem ao movimento.
SAG-AFTRA and Replica Studios Introduce Groundbreaking AI Voice Agreement at CES https://t.co/9OmYhDswiy
— SAG-AFTRA NEWS (@sagaftranews) January 9, 2024
Meses após o fim da greve, o SAG-AFTRA anunciou a assinatura desse acordo. No entanto, alguns profissionais não aprovaram a decisão e disseram que souberam do acordo somente em janeiro.
Every voice actor I know not only didn’t approve this, they pretty much heard about this for the first time today on Twitter.
— Yong Yea (@YongYea) January 9, 2024
Um exemplo claro é o caso de Yong Yea, a nova voz de Kazuma Kiryu na franquia de jogos Like A Dragon (antigo “Yakuza”) da SEGA. No tweet acima, o dublador afirma que nenhum profissional com o qual ele conversou concordou com a decisão e alguns nem sabiam que isso estava em discussão.
O anúncio foi feito pelo SAG-AFTRA durante a CES 2024 e teve a “aprovação de 80% dos participantes”, de acordo com a própria organização. No entanto, vozes contrárias ao acordo não tiveram tanto destaque nas redes sociais:
Approved by… WHO exactly?? Was any one of the “affected members” who signed off on this a working voice actor? https://t.co/GANZg05vkR pic.twitter.com/GN1TU3cW9I
— Erika Ishii (@erikaishii) January 10, 2024
“Aprovado por… QUEM exatamente?? Será que algum dos ‘membros impactados’ que assinaram isso é um dublador em atividade?” – Erika Ishii, APEX Legends
“Approved by affected members of the union’s voiceover performer community.”
I would humbly consider myself one of the top voice actors working in games. No one asked me about this. No one reached out for my opinion.From what I’m seeing, no one asked any of my peers either. https://t.co/1ODo3d9Du9
— ᴇʟɪᴀꜱ ᴛᴏᴜꜰᴇxɪꜱ
(@EliasToufexis) January 9, 2024
“‘Aprovado por membros impactados da comunidade de atores que fazem dublagem’. Eu me considero, humildemente, um dos principais dubladores atuando em jogos. Ninguém me perguntou sobre isso. Ninguém pediu minha opinião. ” – Elias Toufexis, Starfield, Deus Ex e Assassin’s Creed
Fucking…who?! Did any of y’all approve this? I didn’t get told we were voting on this.
SAG leadership, please, I’m begging you, stop showing your ass and do something to keep us working. Ya know? Your job? You ain’t licensors, you are a labor union! The hell y’all doing!? https://t.co/Sl5TMaQ0Zn pic.twitter.com/ksueIQl7kw
— Xander Mobus (@XanderMobusVO) January 9, 2024
“P***a…quem?! Alguém aí aprovou isso? Ninguém me disse que estávamos votando sobre isso. Por favor, liderança do SAG, imploro a vocês, parem de mostrar sua incompetência e façam algo para nos manter trabalhando. Sabe? Seu trabalho? Vocês não são titulares de licenças, vocês são um sindicato trabalhista! Que diabos vocês estão fazendo?” – Xander Mobus, Super Smash Bros, Persona 5
Os termos específicos do acordo assinado pelo SAG-AFTRA não foram divulgados, mas o sindicato afirmou que a assinatura é um “passo importante para a aplicação ética dessas tecnologias, garantindo que os membros tenham consentimento sobre o uso de suas vozes e sejam devidamente compensados”.
Vozes de IA nos jogos? Como assim?
Essa questão é semelhante ao que aconteceu nas greves do primeiro e do segundo semestre de 2023: atores de Hollywood e roteiristas pararam de trabalhar em protesto contra grandes estúdios e empresas de streaming que estavam aplicando recursos de inteligência artificial para imitar características, corpos, rostos e vozes de personagens, sem precisar contratar os atores originais.
Lembra quando Luke Skywalker apareceu nas séries recentes de Star Wars? Pois é, o ator Mark Hamill não estava nas filmagens, era uma criação computadorizada. Agora, imagine isso sem que ninguém receba pagamento pelos seus trabalhos e os estúdios aumentando seus lucros.

Imagem: rblfmr/Shutterstock.com
Essa situação acabou afetando não apenas as partes envolvidas diretamente, mas também os jogos, onde os atores muitas vezes fazem capturas de movimento e dublagens. O objetivo era evitar que editoras e estúdios de desenvolvimento pudessem “roubar” essa parte do trabalho e economizar em honorários. Isso incluiria até mesmo atores já falecidos.
Com o acordo assinado, o SAG-AFTRA afirma ter os interesses dos atores em mente, prometendo compensação adequada e consentimento individualizado. No entanto, os detalhes específicos do material não foram divulgados e, de acordo com as respostas de alguns profissionais da área, parece que a votação não foi tão unânime – ou divulgada internamente – como o sindicato afirma.
O SAG-AFTRA foi contatado, mas não respondeu às alegações feitas pelos reclamantes.
GGames é o sinônimo perfeito de paixão tecnológica, onde o futuro chega antes que a gente pisque os olhos.
Imagens e vídeos de terceiros
Recommended Comments