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O arquiteto responsável pelo PS4 e PS5, Mark Cerny, admitiu que a estratégia da PlayStation de disponibilizar seus exclusivos no PC tem como objetivo “indicar o caminho para uma indústria maior”.

Em uma entrevista ao Games Industry, Cerny afirmou que as tecnologias nos consoles incentivam o desenvolvimento e vice-versa, resultando em jogos de PlayStation no PC com um impacto positivo.

Acredito que estamos mostrando o caminho para uma indústria maior e que nossos esforços também beneficiam os jogadores de PC. É um exemplo de alta tecnologia, pois no PS4 tínhamos interfaces de GPU muito eficientes, o que pode ter incentivado a melhoria do DirectX. Ou olhando para o lado dos consumidores, acredito que o lançamento do PS5 em 2020 com um SSD de alto desempenho integrado colocou pressão no mundo do PC para disponibilizar uma API DirectStorage equivalente para seus jogadores.

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Mark Cerny é o arquiteto do PS4 e PS5.

Desafios dos jogos de PlayStation no PC

Cerny destacou que há desafios no desenvolvimento desse tipo de projeto. Os videogames têm recursos personalizados e portá-los para o PC é uma tarefa difícil. No entanto, Cerny defende que o objetivo não é criar um PC de baixo custo ao fazer um console, mas sim fornecer uma experiência adequada em outra plataforma.

Por fim, ele afirmou que sua missão como arquiteto de consoles é reduzir o tempo necessário para os desenvolvedores iniciarem suas produções. No passado, era fácil adicionar recursos à tela, mas o processo se tornou muito mais complexo até chegar ao PlayStation 3, que exigia de seis meses a um ano. Nas gerações mais recentes, o tempo foi reduzido para um ou dois meses, de acordo com o executivo.


“Nossas palavras flutuam pelas páginas virtuais como avatares do conhecimento, revelando à comunidade gamer todo o encantamento que o Playstation desperta em nossa equipe apaixonada pelo universo dos jogos.”
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