Ir para conteúdo

Notícia Gamer

  • postagens
    1.539
  • comentários
    2.880
  • visualizações
    78.055

Contribuíram para este blog

Blair Witch aposta em terror introspectivo para desnortear jogador


Zerothar

400 visualizações

Desenvolvedora polonesa explica influências do filme em novo game. Jogo para Xbox One e PC foi lançado em 30 de agosto.

"A bruxa de Blair" foi um marco no cinema de terror no final dos anos 1990: consolidou o found footage (falso documentário feito a partir de "fitas encontradas"). Se destacou por trabalhar bem sensações de isolamento, medo e confusão.

Foram principalmente estas três características que tiraram qualquer dúvida dos desenvolvedores da polonesa Bloober Team na escolha de "Blair Witch", jogo para Xbox One e PC lançado na última sexta (30).

O estúdio, dono de games de terror como "Layers of Fear", buscava um novo projeto entre os títulos da Lionsgate, produtora de sucessos do terror como "Jogos Mortais". "Nós apenas sabíamos que era um título perfeito para nós. Essas experiências são importantes para a criação dos nossos jogos", conta Barbara Kciuk, uma das criadoras, responsável pelo roteiro do game, em entrevista ao G1.

Bem-vindo ao jogo

O jogo não é uma cópia do filme. Se passa em 1996, após a história retratada nos cinemas. O jogador vivencia as experiências como o ex-policial Ellis na busca por um menino perdido na floresta Black Hills. "Ele se expande no universo, não repete o que já foi feito, então vale a pena jogar se você conhece o filme", diz a desenvolvedora.

Haverá momentos de embate com criaturas e monstros e também a solidão das paranoias. Além disso, o jogador ainda precisa lidar com os dramas e traumas do personagem com passado conturbado.

Kciuk revela que o segredo para viver todo o terror que "Blair Witch" pode proporcionar é o bom humor. "Ativamos vários métodos de indução do pavor, criamos situações aterrorizantes, mas o jogador precisará buscá-las e percebê-las."

"Blair Witch" quer mexer com seus sentidos e a percepção do real. A floresta tem distorções de tempo e espaço.

A câmera - um dos poucos recursos que o jogador tem à disposição - é imprescindível para ter acesso às múltiplas realidades: tanto as filmagens antigas quanto a navegação em visão noturna podem revelar tudo o que está presente no ambiente e você não foi capaz de perceber.

Mais do que as certezas, são o desconhecido e o incerto que mais contribuem para o terror psicológico do jogo. Há momentos de susto, mas ele quer te pegar pela paralização irracional, mexer com sua cabeça e te fazer questionar o que é real. O resultado é uma mistura do jeito mais introspectivo da Bloober de fazer terror e do horror mais comedido da franquia de filmes.

Não abandone o cachorro!

big.jpg
Jogo 'Blair Witch' — Foto: Divulgação/Bloober team

O policial terá um relacionamento bem próximo a seu cachorro, Bullet, e essa relação é peça-chave para a evolução no jogo.

O cão farejador detecta presenças sobrenaturais na floresta e busca por objetos cruciais para a sobrevivência. Há outro ponto dessa relação: a forma como os jogadores consolam o cão em momentos de medo influencia a conclusão de sua história.

"Heróis solitários não são típicos da franquia 'Blair Witch' - sempre há um grupo de amigos que diminui lentamente devido ao crescente conflito, mas ainda é um grupo", diz Barbara.

"Pensamos em fazer o mesmo em nosso jogo, mas desistimos. Ao mesmo tempo, queríamos alguém com quem o jogador se relacionasse. Um vínculo tão significativo aumenta os riscos e ajuda a imergir o jogador no mundo do jogo, especialmente durante os primeiros minutos, quando eles estão começando a se familiarizar com o mundo ao seu redor", explica.


 

Fonte: G1 - Globo (link)

 

0 Comentários


Comentários Recomendados

Não há comentários para mostrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras