O poder da publicidade criativa
Em um mercado cada vez mais competitivo, em que as empresas disputam um espaço, investir na propaganda diferenciada é a chave para o sucesso. Conheça o poder da publicidade criativa!
A publicidade criativa é a menina dos olhos dos publicitários há muitos anos, mas não era muito bem-vista pelas empresas. A maior parte delas não desejava ousar, por medo de ter prejuízos.
Porém, em um mundo cada vez mais globalizado e com o mercado cada vez mais competitivo, se destacar é necessário. Por isso, as empresas vêm utilizando cada vez mais da publicidade criativa para obter resultados positivos.
Uma das maiores vantagens dessa prática é mudar a maneira com que o público pensa sobre sua marca, além de criar uma conexão mais eficiente com eles.
O que é publicidade criativa?
Definir o que é publicidade criativa não é uma tarefa fácil, afinal criatividade não é algo mensurável nem concreto. Mas, de uma forma resumida, publicidade criativa são as ações publicitárias inovadoras, que impactam tanto os concorrentes quanto o público-alvo, trazendo diversidade ao mercado.
Esse tipo de campanha publicitária tem um alto potencial de se tornar “viral”, sendo compartilhado pela imprensa e pelos consumidores, pela inovação e criatividade, confirmando os benefícios da prática.
Estima-se que a publicidade no Brasil irá crescer exponencialmente a partir deste ano, e é um dos países que terá o maior crescimento se analisarmos o cenário global. A previsão é de que cada vez mais empresas utilizem a publicidade criativa.
Vantagens da publicidade criativa
Hoje, fazer propagandas somente para divulgação não atrai mais o público. É necessário entregar algo novo, criativo, surpreendente.
Como dito anteriormente, investir na criatividade ao fazer publicidade é uma das formas de se destacar entre o mercado, cada vez mais competitivo. Além disso, traz diversas vantagens para a empresa que utiliza dessa prática. Confira algumas!
1. Conquista o público-alvo
A prática da publicidade criativa pode conquistar o público-alvo e novos clientes. Por exemplo, um site de apostas online que recentemente busca os melhores bônus sem depósito em cassinos online pode trazer diversos novos clientes, além de fidelizar os clientes existentes.
2. Aumenta o reconhecimento da marca
Um dos resultados mais desejados pelos empresários é o reconhecimento de marca. Ter uma marca conhecida pode trazer diversos benefícios, como novos clientes e a fidelização dos consumidores, que se tornam verdadeiros defensores da marca.
Ter uma prática de publicidade criativa pode fazer com que o reconhecimento de marca aumente, e traga todos os benefícios junto com ele.
3. Fortalece o posicionamento no mercado
Uma das vantagens da publicidade criativa é ter uma marca fortalecida no mercado, sendo uma competição para as demais empresas. Isso faz com que sua empresa não precise batalhar com as outras por preço, tendo um peso maior por estar mais bem estabelecida no mercado.
Quanto mais forte a marca, menor será a oscilação caso o concorrente promova algum lançamento ou promoção, fazendo o público não largar a marca por nada.
Como fazer uma publicidade criativa?
Para colocar em prática uma publicidade criativa é necessário levar alguns fatores em consideração antes. É necessário conhecer seu público-alvo e buscar assuntos que sejam bem aceitos por eles.
Além disso, é necessário analisar as tendências do mercado, além da cultura em geral. Muitas das propagandas criativas podem ter relação com a cultura, com atualidades ou convocar nostalgia, se conectando com a história.
Para uma empresa que apela ao público jovem, por exemplo, ter uma propaganda que relaciona com fatos históricos de antes da maior parte nascer, pode não ser uma ideia boa. Então, é necessário conhecer seu público para nortear sua campanha.
Usar da interatividade e da tecnologia pode ser a forma inovadora de aplicar a publicidade. Cada vez que a tecnologia mostra algum avanço, os publicitários quebram a cabeça pensando em formas de integrar às campanhas publicitárias.
As emoções também são uma parte importante da publicidade, e da publicidade criativa. Inspirar emoções é um dos pilares da publicidade e coleta muitos resultados positivos.
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