Jump to content

Trabalho em equipe e conhecimento são habilidades mais valorizadas nos torneios de eSports


403 - Forbiddeen

165 views

 Share

Um jogador profissional de eSports costuma desenvolver várias habilidades durante a carreira. Em jogos mais dinâmicos, como Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends, a coordenação motora e o raciocínio rápido costumam ser essenciais e desenvolvidos em todas as partidas. Porém, segundo alguns especialistas e jogadores, o trabalho em equipe e os conhecimentos básicos do jogo são essenciais durante as disputas que envolvem esse entretenimento digital.

Em setembro deste ano, alguns jogadores de eSports chamaram a atenção na mídia pelas excelentes premiações que receberam durante a carreira. Gabriel “FalleN” Toledo, jogador de CS:GO, por exemplo, soma cerca de US$ 5,8 milhões em salários e prêmios durante esses 20 anos em que atua como profissional. Segundo informações do site TechTudo, vários outros atletas do mundo digital também somam cifras milionárias, inclusive de outros jogos.

Porém, esses gamers não somam apenas dinheiro, ou então seguidores nas redes sociais, mas também muita experiência na vida com os jogos. Em entrevista para o canal SporTV, FalleN comentou que já pensa em se aposentar, mas que mesmo assim se sente no auge do rendimento nas partidas. Com mais de 26 mil kills na carreira, ele garante que a experiência fez dele um jogador mais eficiente em determinadas qualidades.

Uma reportagem do blog Betway Insider mostra que esse pensamento faz sentido, pois algumas das habilidades mais importantes para o CS:GO só podem ser conquistadas com experiência. O artigo aponta que o conhecimento profundo de todos os detalhes do jogo, como mapas e itens, faz uma grande diferença no rendimento. Outro ponto importante é a comunicação e o trabalho em equipe, dois aspectos que só podem ser aprimorados com o tempo.

LoL se destaca pelas equipes

Apesar de também necessitar de um bom conhecimento do jogo, os atletas profissionais de League of Legends costumam focar no trabalho em equipe. Em entrevista ao site de apostas LoL da Betway , o antigo treinador da equipe de LoL do Flamengo, Alexander "Abaxial" Haibel, explicou que os jogadores precisam saber como os companheiros e os próprios times vão agir durante as partidas.

Isso significa que os profissionais precisam trabalhar juntos para fazer a estratégia de jogo funcionar da melhor maneira possível. Ou seja, a comunicação entre os companheiros é um ponto essencial para conseguir se destacar. Por exemplo, Felipe “brTT” Gonçalves, considerado pelos fãs como o melhor brasileiro do LoL, sempre se destacou pela excelente comunicação durante as partidas.

O CS:GO também exige uma boa comunicação, mas a habilidade individual faz muita diferença. Entretanto, se olharmos para os jogos competitivos de LoL, é raro ver um jogador sozinho causando um grande impacto. Recentemente, nas finais do Campeonato Brasileiro de League of Legends, com mais de 300 mil espectadores, a RED Canids foi campeã com um dos melhores jogos coletivos da competição.

Mercado em ascensão

Apesar de ainda pouco presente na mídia tradicional, os games estão ganhando muito espaço na vida das pessoas. Atualmente, segundo relatório da Pesquisa Game Brasil, o país possui mais de 80 milhões de pessoas que gostam de jogar algum game. Isso significa que cerca de 70% da população tem interesse no assunto. Os eSports ainda não chamam a atenção de um bom número de pessoas, mas o crescimento anual tem sido frequente.

Os Estados Unidos e a China são os dois maiores mercados neste setor, e ambos arrecadam bilhões todos os anos. Apesar do Brasil também conseguir uma boa receita, cerca de US$ 2 bilhões anuais, ainda é pouco para todo o potencial que existe por aqui. O futuro é promissor, mas necessita de investimento para que novas equipes surjam e chamem a atenção de potenciais jogadores profissionais.

Não é qualquer pessoa que consegue se destacar no eSports, principalmente com as habilidades mais importantes que citamos anteriormente. Jogadores como o FalleN e o brTT conseguiram se destacar após anos jogando e ganhando experiência. O lado positivo é que hoje é possível saber quais habilidades são mais importantes desenvolver, como o trabalho em equipe e o próprio conhecimento dos jogos. São pequenos atalhos que podem facilitar a caminhada até o sonho de ser campeão no CS:GO, no LoL ou em qualquer outro game de sucesso.

 Share

0 Comments


Recommended Comments

There are no comments to display.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×
×
  • Create New...

pc jenkins GIF by South Park

AdBlock extension detected!

GGames is maintained by advertisements for our visitors.

Please disable your browser's AdBlock Extension first, in order to use our Forum.

Rest assured, our ads will not disturb your browsing and reading.

I've Dissable